Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

VEM, SENHOR JESUS!

14/11/2014

Estamos nas últimas semanas do Ano Eclesiástico. Os textos indicados falam sobre os temas escatológicos, da morte, ressurreição, vida eterna, juízo final e 2ª vinda de Cristo.

A Palavra da nova semana é do último livro da Bíblia, Apocalipse 22.20: “Aquele que dá testemunho de tudo isso diz: Certamente venho logo! Amém. Vem, Senhor Jesus!

Sabemos que o livro de Apocalipse foi escrito numa época difícil, onde havia perseguição aos cristãos. Era proibido falar em nome de Jesus. Por isso eram usados símbolos para se comunicar. A tarefa era animar os seguidores da Igreja Cristã e fortalecer as comunidades.

Havia uma expectativa muito grande a respeito da volta de Jesus. Muitos aguardavam ansiosamente e achavam que Ele voltaria logo. Então se daria o grande dia do julgamento, onde os justos, os fiéis, os vencedores herdariam a vida eterna, a nova Jerusalém. E os maus, os incrédulos, os abomináveis, os mentirosos iriam para o fogo e enxofre, a segunda morte (Ap 21.7,8).

Hoje, depois de tantos anos, ainda aguardamos a sua volta. No entanto, esta expectativa não é mais algo que faz arder o nosso coração como naquela época. Vivemos numa realidade bem diferente. Hoje são outras vozes que falam mais alto: a propaganda que nos induz ao consumismo, além de outros senhores e ídolos que atraem o nosso ouvido e coração. A ciência, por vezes até questiona a existência de um Deus. Muitas pessoas vivem envolvidas com seus afazeres e compromissos sociais ou se isolam em seus lares. A perspectiva da volta de Jesus não toca mais a maioria das pessoas.

Por outro lado, algumas religiões pregam o medo e a insegurança quando fazem uso dos textos do livro do Apocalipse para falar do fim do mundo e do juízo final. Muitas falsas profecias já foram anunciadas.

Ao invés de causar medo e terror, a volta de Jesus pode nos trazer alegria e conforto. A sua vinda representa a instalação plena do Reino de Deus. Assim como diz Apocalipse 21.4: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá nem luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas já passaram”.

Na verdade, ninguém sabe quando será o grande dia da volta. O próprio Jesus assim falou em Mateus 13.32,33: “Mas a respeito daquele dia ou hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. Estai de sobreaviso, vigiai e orai, porque não sabeis quando será o tempo”.

Precisamos estar sempre preparados, pois não sabemos quando Ele virá. Neste mundo nos preparamos para muitas ocasiões especiais. Tiramos tempo para o que julgamos prioridade. Por exemplo, há poucos dias atrás foi realizada a prova do ENEM em todo país. Milhares de pessoas se prepararam para este momento.

Qual é o preparo quando falamos sobre a fé e a prática da vida cristã? Se Jesus voltar hoje como Ele irá nos encontrar? Qual é o lugar que Ele ocupa?
Que possamos dizer com vontade e saudade, assim como os primeiros cristãos: “Ó vem Senhor Jesus!”
 


Autor(a): Pa. Neiva Maria Barg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 30724

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br