Gênesis 11.1-9
A TORRE DE PAPEL
Estimado Irmão! Estimada Irmã!
Pessoas se reúnem na Planície de Sinear para se estabelecer. Na época todos falavam a mesma língua. Usam da inteligência que receberam de Deus para fabricar tijolos. Com tijolos constroem casas e prédios. Constroem também uma torre. Até aí tudo certo. Mas qual era o objetivo da torre? Para que precisavam da torre? Com esta construção pessoas buscam poder para dominar. Desejam ser superiores. Com esse desejo correm risco de oprimir.
Deus “desce”. Vê a ocupação do povo e a sua intenção. Deus se entristece. O desejo do povo não está na vontade de Deus. Por isso Deus interfere. A partir desse momento o povo não se endente mais. E o projeto do povo não tem continuidade.
Estimado Irmão! Estimada Irmã!
As pessoas continuam construindo sonhos e projetos para a sua vida, suas famílias, empresas e indústrias. A pergunta mais importante que sempre de novo devemos fazer é: neste projeto, neste sonho Deus tem lugar? Ou o projeto não tem nada a ver com a vontade de Deus?
De que maneira a confusão das línguas se manifesta em seu namoro, casamento, lar, família, comunidade, estudo ou trabalho, mesmo quando todos falam a mesma língua? Que Deus nos ajude.
Ervin Barg
Pastor Sinodal