Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

SOU FELIZ E AGRADEÇO POR TUDO O QUE DEUS ME DEU!

06/07/2015

            Estamos vivendo um tempo muito bonito em nossas comunidades. Por todos os lugares estão sendo comemorados e celebrados Cultos de Ação de Graças pela Colheita e por todas as boas dádivas que recebemos das mãos de Deus. Este é um momento extremamente importante e fundamental da vida da Igreja Cristã. É momento de agradecer. É momento de render graças a Deus por tudo o que Ele fez e faz por nós, que somos seus filhos e filhas. Por isso, trago para nossa reflexão um Salmo que nos fala do louvor e da gratidão a Deus. É o Salmo 100, que nos diz assim: “Cantem hinos a Deus, o SENHOR, todos os moradores da terra! Adorem o SENHOR com alegria e venham cantando até a sua presença. Lembrem que o SENHOR é Deus. Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho. Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele. Pois o SENHOR é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim”. O último versículo nos diz: “Pois o Senhor é bom; o seu amor dura para sempre e a sua fidelidade não tem fim” (v. 5).

           Deus é bom. Mas se Deus é bom, por que muitas vezes acontecem coisas ruins na nossa vida, conosco, com a nossa família? Talvez seja porque não conseguimos entender essa bondade de Deus, porque Deus pensa e age diferente de nós. Gostaria de compartilhar com vocês uma música de Zeca Pagodinho para nós refletirmos sobre o que ela tem a nos dizer: Deixa a vida me levar:

Eu já passei por quase tudo nessa vida. Em matéria de guarida espero ainda a minha vez.

Confesso que sou de origem pobre, mas meu coração é nobre. Foi assim que Deus me fez...

E deixa a vida me levar (Vida leva eu!). Deixa a vida me levar (Vida leva eu!). Deixa a vida me levar (Vida leva eu!).

Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu...

Só posso levantar as mãos pro céu, agradecer e ser fiel ao destino que Deus me deu.

Se não tenho tudo que preciso, com o que tenho, vivo. De mansinho lá vou eu...

Se a coisa não sai do jeito que eu quero também não me desespero, o negócio é deixar rolar.

E aos trancos e barrancos Lá vou eu! E sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu...

          A música sugere uma atitude otimista frente à vida. A música diz: “Só posso levantar as mãos pro céu, agradecer e ser fiel ao destino que Deus me deu. Se não tenho tudo que preciso, com o que tenho, vivo. De mansinho lá vou eu. (...) Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu...” Há quem reclama da vida e não faz nada para melhorar. Há quem se acomoda e não se compromete com nada. Há quem luta a vida inteira para a vida melhorar. Qual é a nossa atitude? Como podemos ser gratos a Deus pelo presente da Vida?

         Conta a lenda, que há muito tempo atrás, num reino distante, havia um rei que não acreditava na bondade de Deus. Mas ele tinha um empregado que sempre lhe lembrava dessa verdade. Em todas as situações este empregado dizia: - Meu Rei, não desanime, porque Deus é bom! Um dia, o Rei saiu para caçar, juntamente com seu empregado, e uma fera da floresta atacou o Rei. O empregado conseguiu matar o animal, mas não evitou que sua majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita. O rei, furioso pelo que tinha acontecido, e sem mostrar agradecimento nenhum por ter sua vida salva pelos esforços de seu empregado, perguntou a este: - E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom, eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo. O empregado respondeu: - Meu Rei, apesar de todas essas coisas, somente posso te dizer que Deus é bom. E que mesmo isso, perder um dedo, é para o seu bem! O rei, indignado com a resposta do empregado, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fedorenta do calabouço. Após algum tempo, o Rei saiu novamente para caçar e desta vez saiu sozinho, pois seu empregado estava preso, e aconteceu de ele ser atacado de novo, só que desta vez por uma tribo de índios que vivia na selva. Estes índios eram temidos por todos, pois sabia-se que eles faziam sacrifícios humanos para seus deuses. Mal prenderam o rei e já passaram a preparar o ritual de sacrifício. Quando já estava tudo pronto, o Rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena começa a examinar o Rei, fica furioso e diz: - Este homem não pode ser sacrificado, pois ele é defeituoso! Falta-lhe um dedo! E o Rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, mandou libertar seu empregado e pediu que esse viesse em sua presença. Ao ver o empregado, o Rei o abraçou afetuosamente dizendo: - Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida: se Deus é tão bom, porque Ele permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que o defendeu tanto!? Daí o empregado sorriu e disse: - Meu Rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente eu seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum! Portanto, lembre-se sempre: TUDO O QUE DEUS FAZ É BOM!”.

         Hoje somos convidados para a gratidão e o louvor a Deus, mas que essa gratidão não fique somente nos cultos de Ação de Graças pela Colheita, e sim que ela aconteça todos os dias de nossa vida. Vamos celebrar a dádiva da vida. Vamos dar graças! Ação de graças é agradecer, ser grato por algo. O Dicionário Aurélio nos diz que agradecer é “mostrar-se grato por, manifestar gratidão”. Vamos agradecer a Deus pelas bênçãos que Ele nos dá. Dar graças é agradecer pelo pão diário, pela saúde, pelo ar que respiramos, pela possibilidade de viver. Agradecer pelo trabalho, pelas forças que nos impulsionam a buscar trabalho, pela fé que nos faz acreditar que a vida sempre vale a pena. Somos gratos por este ano, pelas dores e pelas alegrias, pelo sentido de comunidade que surge em torno da dor. Somos gratos pelo dia de hoje e pela presença diária de Deus em nossa vida.

        Que possamos aprender sempre mais a agradecer a Deus tudo o que temos, tudo o que somos: a nossa vida; o nosso corpo, assim mesmo como ele é; nossa família; nossa casa; nossas amizades; nossos alimentos... TUDO! Nessa certeza de que Deus é bom, que o seu amor dura para sempre e sua fidelidade não tem fim, mesmo que muitas vezes nós duvidemos disso, como aquele rei. Que possamos sempre dizer: “Sou feliz e agradeço tudo o que Deus me deu!” Que Deus nos abençoe e nos ajude nessa tarefa! Amém!


Autor(a): Pa. Ana Cássia Maus Wink
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 33998

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br