Hoje queremos falar sobre o tema servir. O que é servir? Você gosta de servir? O que você sente quando serve? Servir tem a ver com ajudar, estar disponível, fazer algo pelo próximo.
O próprio Jesus nos mostra um grande exemplo. Ele serve a muitas pessoas através de Seu amor, Sua entrega. Já durante o Seu ministério Ele esteve a serviço das pessoas, quando foi ao encontro delas, acolhendo-as, perdoando-as e curando-as.
Ele mesmo disse: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20.28) E assim, Jesus também motivou os seus discípulos para servir.
Num certo dia, os discípulos, num instinto humano de querer ser muito importante e ter muito prestígio, perguntaram a Jesus: “Permite-nos que, na tua glória, assentemos um a tua direita e outro à tua esquerda.” (Marcos 10.37) Jesus responde: “Não sabeis o que pedis” (Marcos 10.39) Entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse que vos sirva!” (Marcos 10.43)
Portanto, faz parte do mandamento cristão do amor o gesto do servir, de sair de si mesmo, do seu mundo, para ir ao encontro de quem necessita.
Vivemos num mundo onde o servir a Deus e ao próximo está se tornando cada vez mais difícil. Estamos cada vez mais preocupados com a nossa sobrevivência, com nossa própria casa e família, e dispomos pouco para o próximo. Está se tornando cada vez mais difícil as pessoas assumirem um compromisso, além daquilo sempre já faziam. E afirmamos com facilidade: “Eu já fiz a minha parte!” Ou nos comparamos com aos outros dizendo: “Porque eu preciso fazer esta tarefa, se o outro também não faz!”
Um exemplo bonito: Maria é aquela que não apenas cumpre com a sua obrigação ou faz tão somente o que lhe pedem! Ela consegue ir além. Nesse sentido, numa certa ocasião, a mãe lhe pediu para organizar o almoço. Quando a mãe voltou para casa, Maria não apenas havia preparado o almoço, mas preparou uma sobremesa para alegrar o coração dos pais.
Servir tem algo a ver com este sentimento. Quem sente em seu coração um grande desejo em servir, o faz com alegria e amor. Não mede esforços. Está sempre disposto e não fica calculando o quando lhe pagarão, qual será a recompensa.
Jesus nos convida. A seara é grande. Ainda há muito por fazer! Ele precisa de nossas mãos, nossos pés, nossos olhos, ouvidos e boca! Muitos precisam de nós, de um abraço, uma palavra, um gesto, um sorriso, um aperto de mão! Olhemos a nossa volta e perguntamos: Ó Deus, onde posso te servir? O que posso fazer para que o mundo seja um pouco mais humano e fraterno? “Ajuda-me, Senhor! Tira-me da minha acomodação e anima-me para te servir! Amém.
“Vamos juntos trabalhar, na seara do Senhor
Pois o povo está a vagar qual ovelhas sem Pastor.
Libertados pela graça nos dispomos a servir
Sirvamos com alegria, exaltando o Deus do amor...”
(Hino DIACONIA – Rodolfo Gaede)
Pa. Neiva Maria Barg