Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

SEGUIR O CHAMADO

19/11/2013

                                           Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.14)

Inicio esta reflexão a partir de uma experiência com um filme. No filme “Carruagens de Fogo” o corredor escocês Eric Lidell sofre sob a tensão entre Vocação e Chamado. Há muito tempo crescia fortemente dentro dele a vocação para o ministério, mas o chamado de correr nas Olimpíadas da França o atraia muito. Numa cena marcante, ao lado de uma montanha, Eric revela à irmã Jenny que ele tinha planos de ir para a China como missionário. Em seguida diz: “Tenho uma porção de corridas a fazer primeiro”. A irmã fica preocupada e o questiona.

“Você precisa entender, Jenny. Creio que Deus me fez para um propósito. Para a China. Ele também me fez veloz e, quando corro, sinto que ele tem prazer nisso. Abandonar as pistas seria desprezá-lo...”

Eric sentia a vocação de ir para a China como sendo seu destino. Mas o chamado de correr nas Olimpíadas emergia de seus dons como criatura agraciada com este dom de Deus. Correr velozmente era uma dádiva, era parte de sua identidade. Para ser uma pessoa verdadeira em relação a Deus, ele precisava correr.

Competiu nas Olimpíadas. Aquela situação acabou trazendo uma oportunidade para que Eric revelasse sua vocação maior de discípulo. Negou-se a correr as finais no dia de descanso, mesmo que isso irritasse os organizadores olímpicos. Testemunhando sua fé, proclamou de modo explicito, valores que vão além de competir e vencer.

Assim podemos dizer que Carruagens de Fogo é uma parábola de fé e santidade. O filme revela que há algo de sagrado em exercitar os dons recebidos de Deus, mesmo quando companheiros de fé sugerem que seja errado. Seguir o chamado que se ouve através dos dons e das capacidades, e usá-lo para amplificar nossa vocação Cistã mais profunda, é expressão autêntica dessa santidade. Mantemos um relacionamento intimo com aquele que nos chamou pelo batismo quando persistimos na vocação de ser “sal” e “luz” do mundo, nos mais diversos chamados que recebemos.

Paróquia Evangélica de Piratuba - SC


Autor(a): Pastor Valdemar Witter
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 25785

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br