Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

REINO DE DEUS - UM PROJETO COMUNITÁRIO

27/03/2015

Caros leitores e estimadas leitoras! Onde Deus está quando catástrofes, tragédias e corrupção acontecem? Eu diria que Deus está no seu lugar. Lemos em Gn 1 após a criação dos animais, plantas, dia e noite, firmamento, seres humanos e tudo o que criou: “e Deus viu que o que havia feito era bom”. Isso mostra que a criação foi bem pensada, planejada e executada. Deus não está longe, fora deste mundo. Ele está perto carregando as que choram, fortalecendo as fracas, encorajando as medrosas, guiando as desorientadas e abençoando as que aceitam andar conforme os seus planos.

A pergunta ainda continua: Por que existe a maldade como a que colheu a vida de 150 pessoas nos Alpes na queda do avião ou a descoberta de mais um escândalo bilionário de corrupção no Brasil? Pelo mesmo motivo que levou o ser humano a ser expulso do paraíso: a desobediência a Deus.

O projeto do Reino de Deus é um projeto comunitário e não individualista, nem egoísta ou separatista. O projeto de Deus pode ser descrito com as palavras do apóstolo Paulo encontradas em Gl 6.2: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo”. Dificuldades fazem parte da vida do ser humano não por vontade de Deus, mas por desobediência, teimosia e maldade humana. O Pai Nosso traz outro exemplo claro do projeto do Reino de Deus. Abrir mão de uma vida comunitária significa desviar-se do projeto de Deus e andar por conta própria. Quando criamos nossas leis, baseadas em nossos desejos e vontades, desconsiderando os plenos e a vontade de Deus, andamos pelo mesmo caminho de Adão e Eva.

Ao abrirmos mão de uma vida comunitária usamos a nós mesmos como parâmetro para a nossa vida. Somos o nosso próprio Deus. Fechamos os olhos para as outras pessoas e para Deus. Nós mesmos nos bastamos. Jesus adverte aos discípulos e todos nós em Mateus 7.21: Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu. A boa criação que Deus fez precisa ser reencontrada nos pequenos gestos do dia a dia que existem entre nós.

A comunidade que Deus quer é uma comunidade terapêutica. A comunidade cristã não faz vítimas, mas cuida das vítimas que o sistema vigente faz. A comunidade cristã se engaja em ações que minimizam e superam os sinais de morte presentes em nossa forma de viver.

Aviões continuam sendo derrubados, fanatismo religioso fazendo vítimas, corrupção presente em nosso país, miséria e forme vitimando milhares de crianças e adultos; dentro desta realidade a proposta comunitária precisa ser evocada e apontar na direção de que um outro mundo é possível. 

A vida comunitária necessariamente precisa fomentar o diálogo, o respeito e a valorização de pessoas que são esquecidas e desprezadas. Quando dificuldades pessoais são compartilhadas com uma comunidade cristã sensível e terapêutica, grandes tragédias, como suicídios e assassinatos coletivos, podem ser evitadas. No Reino de Deus não tem lugar para vítimas, mas todas pessoas são protagonistas e atores construindo uma sociedade equilibrada, sadia, onde crianças, mulheres, idosos têm reconhecida a sua dignidade.

A comunidade cristã é a que se envolve no mundo e deixa a luz de Cristo brilhar cada vez mais através do seu jeito diferente de viver. Coloca em primeiro lugar o amor, solidariedade, vida, honestidade, transparência, respeito, dignidade e fé como valores maiores. Comunidade cristã que não tem clareza quanto a sua missão desaparece neste mundo e se adapta a ele.

Pegar a cruz e seguir a Jesus implica em mudança na forma de pensar e de organizar a vida. Usar os óculos da fé nos faz colocar o Reino de Deus em primeiro lugar e aceitar o que Deus nos dá a seu tempo. Ser uma pessoa cristã autêntica implica em estarmos dispostos a andar na contramão do mundo em muitas situações. Contra uma proposta individualista Jesus propõem uma organização comunitária. A proposta do Reino de Deus nos convida para um projeto que não faz vítimas, mas que cuida da pessoa de forma integral.

A vida comunitária pode preencher o grande vazio existencial presente em nossa sociedade modera e dar um sentido novo para tantas pessoas escondidas e caídas pelas ruas deste mundo. Amém 


Autor(a): Pastor Sinodal Jair L. Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32557

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br