O que precisamos para viver bem no século XXI?
O que está acontecendo?
O que vai acontecer?
Como educar crianças e jovens para viverem bem?
O autoconhecimento é peça chave. Saber suas qualidades, seus defeitos, seus limites.
Os valores morais, éticos e religiosos, também têm que ser trabalhados.
A humanização do ser humano se faz na convivência com outro ser humano. A convivência social se faz muito importante, e aí a escola terá cada vez mais um papel importante. A função social da escola.
Quais seus direitos como cidadão deste mundo? Quais seus deveres? Nenhum ser humano vive sozinho. É muito importante o grupo de recreação, de lazer, de esportes.
Ser amigo, aprender as ser amigo. Cultivar amizades.
Ensinar a pensar. O cidadão crítico pensa, não se deixa enrolar.
O conhecimento da sua língua materna, o conhecimento do Inglês, e de pelo menos mais uma língua estrangeira, terá que fazer parte (inclusive o chinês).
Quanto aos demais conhecimentos que a atual escola ensina, eu penso que o ponto de partida é o conhecimento que o aluno tem e a sua realidade. Acredito no casamento da teoria com a prática. O que eu tenho interesse eu aprendo.
O conhecimento está muito dinâmico, portanto temos que aprender a aprender. Não nos formamos mais, estamos sempre em formação. Saber aonde buscar a informação que estamos precisando é o que é mais importante.
Com o dinamismo do mundo globalizado, com as novas tecnologias temos que ter grande capacidade de adaptação a novas situações.
A criatividade tem que ser estimulada ao máximo.
A visão ecológica tem de sair do papel para a prática. Chega de congressos, cursos, palestras. Vamos fazer. Ser ecológicos de fato e de verdade. Tem pessoas que falam, e nem sequer reciclam o seu lixo.
Criamos os filhos e os nossos alunos para serem felizes.
Penso que o grande lance da educação é semear o amor. O que nós fazemos com amor isto permanece. O amor a Deus e ao próximo. Quem aprende a amar vive melhor, convive melhor com os outros. Respeita-se a si, a Deus , ao próximo e a natureza e portanto, vive melhor!
Profª Guerti Hilbert Hegele