Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Oferecendo apoio

18/05/2010


“Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. (Mateus 5.7)

O termo misericórdia, em nossa língua, perdeu muito do seu sentido original. No português, a palavra misericórdia pode dizer respeito a uma simples sensibilidade. No original, não haveria necessidade de explicá-la. A palavra fala por si própria.

Misericórdia significa ter o coração voltado para o “mísero”, para quem está na tribulação, na dificuldade, no sofrimento. Misericórdia não é apenas um sentimento que vai ao coração por algo que temos visto na televisão ou ouvido na rádio. Ser misericordioso é muito antes uma forma de agir. Refere-se ao todo de uma vida – diz respeito ao seu compromisso com o próximo.

O misericordioso é bem-aventurado. E, sobretudo, se vier a cair em sofrimento, em (“miséria”), contará também com a ajuda de outros corações voltados ao seu encontro. Esta é a promessa e garantida deixada por Jesus. Mas, para quem se nega a praticar a misericórdia, temos na Bíblia claras exortações: “Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia” (Tiago 2.13).

Em primeiro lugar precisamos estar conscientes de que Deus foi misericordioso para conosco, estando nós ainda em pecado. Ele nos recebeu e justificou por meio de sua graça. Agora, que efeito benéfico teria a misericórdia divina em nossa vida, se nós nos negássemos a usar de misericórdia para com o nosso semelhante? A atitude de Deus para conosco nos compromete a agir de maneira semelhante para com o nosso próximo, conforme nos mostra a parábola do credor incompassivo, conforme o texto de Mateus 18. 23-35.

O discípulo não desanima com a miséria que a assola a sua própria vida. Ele ainda é capaz de compartilhar da miséria do outro. Sendo misericordioso, desfaz-se de sua própria honra, tomando sobre si a miséria e a vergonha daquele que se encontra caído. Ainda que, como conseqüência, a sua miséria venha a se multiplicar, nada haverá o que temer. O que importa é a promessa de Cristo: “... os misericordiosos alcançarão misericórdia”.

Pa Andréia Stallbaum Halberstadt


Autor(a): Andréia Stallbaum Halberstadt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8176

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br