Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

O que Deus espera de mim?

05/02/2009

Estamos no início de um novo ano. Época em que muitas pessoas tiram férias. Vivemos um clima de relaxamento e de esperanças renovadas(?). Muitas pessoas procuram pagar suas dívidas ainda no ano velho para poder entrar no novo ano com a “ficha limpa”. É tempo de planejar a vida para mais um ano. Muitas pessoas têm projetos e objetivos que pretendem alcançar. Construir uma casa nova, melhorar de emprego, curar e uma doença, ter filhos ou ajudar o próximo podem ser alguns dos projetos pessoais para este novo ano.

Há pessoas que fazem assim seu planejamento. A pergunta fundamental ainda não foi feita: O que Deus espera de mim para este novo ano? Onde Deus entra no meu planejamento? São perguntas com as quais toda pessoa cristã deveria se confrontar a cada novo ano. Orientar seu planejamento conforme a vontade de Deus e perguntar por Sua vontade para conosco.

O salmista do Salmo 39.5-7 diz: Como é curta a vida que me deste! Diante de ti, a duração da minha vida não é nada. De fato, o ser humano é apenas um sopro. Ele anda por aí como uma sombra. Não adianta nada ele se esforçar; ajunta riquezas, mas não sabe quem vai ficar com elas. E agora, Senhor, o que posso esperar?. O lamento, a tristeza e a fé se abraçam neste texto. O planejar sem Deus, a tristeza decorrente desta realidade e a certeza do amor de Deus pelo ser humano fazem a pessoa voltar-se novamente a Ele. Mais ainda, a vida sem Deus é um beco sem saída, pois não há salvação para nós cristãos senão em Deus por meio de Cristo.

Cabe fazer uma criteriosa avaliação das prioridades em nossa vida e em nosso planejamento. Fazer um balanço pode nos ajudar a colocar Deus no centro e podemos dizer como Jesus e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33). O trabalho dignifica o ser humano, mas não pode dar sentido a pleno a vida. Os bens materiais ajudam as pessoas a ter uma vida melhor, mas não têm mais poder nem alcance.

É de vital importância construirmos nossa casa num fundamento sólido. O segredo está em planejar a vida a partir dos planos de Deus para a sua criação. Observemos quando planejamos em nossa família, vida pessoal, na comunidade, no nosso trabalho. Os valores como amor, justiça, dignidade, paciência, perseverança e fé deverão estar presentes em nossa vida. Haverá uma diferença de qualidade de vida e de valores facilmente percebidos pelas pessoas que nos cercam. Organizando nossa vida fundamentada nestes valores, ao sobrevierem dificuldades diremos com o salmista: A minha esperança está em ti,Senhor. Amém.

P. Jair Luiz Holzschuh - Palmitos


Autor(a): Jair Luiz Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8593

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br