Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Nosso sonho e a vontade de Deus

05/05/2010


Conta-se a história de que meninos e meninas andavam no deserto. Neste, nós sabemos, não tem comida, água, sombra, enfim, nada. Em meio a esta situação de fome, sede e calor os meninos e as meninas iam agüentando, com muita resistência, a jornada. Alguns caíam de cansaço, outros desmaiavam de fome e sede, mas a mão solidária dos mais resistentes sempre era estendida.

Assim, caminharam durante muito tempo, sempre na esperança de encontrar algo para comer e beber ou um lugar com sombra para descansar. De repente, avistaram uma árvore. Debaixo desta árvore, havia sombra, água e comida. Ali, na sombra desta árvore, puderam descansar e se alimentar. Assim, fartaram-se e recuperaram as forças. No entanto, permanecia a pergunta: vamos continuar a viagem ou vamos permanecer debaixo desta árvore até morrer? Após longa conversa decidiram seguir viagem. Ao iniciarem a caminhada, a árvore começou a acompanhá-los. A árvore solidarizou-se com os meninos e meninas, porque tinham esperança de encontrar mais sombra, água e comida.

Esta história é semelhante a história do povo de Israel, quando caminhavam em direção à terra prometida. Na esperança de chegarem à terra que mana leite e mel enfrentaram todas as dificuldades do deserto sem desanimar. No entanto, a sombra e a luz de Deus os acompanhou ao longo da caminhada, dando-lhes proteção e direção. O relato bíblico nos conta que “durante o dia o Senhor ia na frente deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante a noite ele ia na frente deles numa coluna de fogo, para iluminar o caminho, afim de que pudessem andar de dia e de noite. A coluna de nuvem sempre ia adiante deles durante o dia, e a coluna de fogo ia durante a noite.” (Ex 13.21-22). Alem disso, Deus os alimentava. “Isso é o alimento que o Senhor está mandando para vocês comerem.” (Ex 16. 15).

Irmãos e irmãs. Como está a nossa caminhada? E a esperança? A nossa comunidade consegue ser e viver a solidariedade? Acreditamos numa sociedade mais justa e fraterna? Ou estamos desanimados?

A história relatada e o testemunho bíblico nos querem encorajar e fortalecer. Os exemplos mostram que Deus está ao lado daqueles que promovem vida e buscam a dignidade. Mesmo em meio a tantas fragmentações e sofrimentos, que marcam a vida das pessoas, famílias e comunidades, somos convidados a confiar no cuidado e na proteção de Deus. Como diz a canção: “Sob a luz do teu olhar sigo em paz a minha estrada. Pois eu sei que vais guiar cada passo da jornada.” Esta fé Deus alimenta através de sua palavra.

Assim cuidados e cuidadas por Deus podemos nos tornar sombra e proteção, deste Deus, na vida de outras pessoas. Por isso somos desafiados a juntar forças, reatar laços quebrados, proteger os desamparados e, desta maneiras, promover a comunhão. Viver esta fé é acreditar na fraternidade, igualdade e solidariedade. Isso é vontade de Deus e sonho de todos nós.

Que a sombra e a luz de Deus abençoe e oriente a todos e todas. Amém.

P. Cristian Rosmund Donat


Autor(a): Sínodo Uruguai
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7598

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br