Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Jesus anda por sobre o mar

28/06/2010


(Leia em sua Bíblia: Mc. 6.45-52)

Os discípulos estão em apuros. Remam contra o vento e a fúria das águas. Estão cansados. Não vencem as forças do vento e das ondas que arremetem contra o pequeno barco em que estão. Estão prestes a naufragar. Estão apavorados.

Jesus, em terra sozinho, vendo as suas dificuldades, vai ao encontro deles. Vai para salvá-los e socorrê-los em suas dificuldades.

O barco em que os discípulos estavam era pequeno demais, era frágil demais, como uma casca de amendoim ante a turbulência do mar. Os discípulos também eram pequenos demais. Eram frágeis demais para vencer a fúria dos ventos e das ondas. Sozinhos estariam perdidos.

Mas Jesus, o Senhor do céu, da terra, dos mares e dos ventos, o Senhor da vida e da morte, vai ao encontro de seus amados. Vai em seu socorro para ajudá-los e livrá-los desta situação desesperadora e apavorante.

Jesus anda por sobre as águas, sinal de seu senhorio e poder ilimitado. Sinal de seu domínio sobre todos os poderes adversos à vida e ao bem estar de seu povo.

Os discípulos, na fraqueza de sua fé, num primeiro momento, pensaram que fosse um fantasma, um espírito de outro mundo. Gritaram de medo e pavor. Mas a voz de Jesus, o Mestre, fez-se ouvir: “Não tenham medo! Sou eu!”, diz Jesus. Subiu ao barco para estar com eles. Como por encanto, o vento cessou. Tudo se acalmou. A paz se estabeleceu. A vida voltou a palpitar com toda a intensidade. Os discípulos voltam a respirar com normalidade. O medo e o desespero se dissiparam. A vida continua!

Os discípulos ficaram perplexos, atônitos e, talvez, envergonhados: Como não havíamos compreendido o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes? Como não compreendemos que, através deste gesto, Jesus mostra um sinal do Reino de Deus. O milagre nada mais era do que uma manifestação do amor salvífico de Deus.

Agora, mais uma vez Deus mostra, através de Jesus, a sua bondade, o seu amor e seu intento de nos salvar. Deus livra e salva o seu povo das mais variadas situações de morte. O nosso Deus é o Deus da vida e da salvação. É o Deus bem presente nas nossas dores, aflições, desesperos, ansiedades e apuros. Quando as nossas forças se acabam, Deus vem ao nosso encontro para nos socorrer.

Amigos, amigas! Quantas vezes estamos em apuros em nossa vida! Quantas vezes desesperamos! Quantas vezes estamos prestes a sucumbir! Quantas vezes as nossas forças se acabam! Em quantos becos sem saída nos metemos ou somos empurrados!

As ondas agitadas e os ventos contrários tantas vezes arremetem contra a nossa vida! São as ondas e os ventos das tentações que nos afastam de Deus e de uma vida sadia. São as ondas e os ventos das doenças, da violência, do desemprego, da fome, da miséria, da dor, do luto. Há os desencontros na família, na comunidade, entre os vizinhos. Há a agitação e a correria diárias. Às vezes a nossa vida parece um temporal. Lutamos e não saímos do lugar. Desanimamos, desesperamos, ficamos com medo, fraquejamos na fé e nos apavoramos.

Mas Jesus vem ao nosso encontro. Quer estar conosco no mesmo barco. Quer ficar ao nosso lado assim como ficou com seus discípulos naquele pequeno barco agitado pelos ventos e as ondas do mar. Ele quer morar em nós e entre nós. Ele quer entrar em nosso lar, em nossa igreja, nossa cidade, país e mundo.

E nós sabemos: Onde Jesus está, há bonança. Os ventos contrários sossegam e a paz acontece.

P. Ulrico Meyer


Autor(a): Sínodo Uruguai
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7742

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br