Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Fé e Gratidão

22/06/2021

Dizer um muito obrigado é uma expressão simples, mas expressa a grandeza do ser humano que reconhece que recebeu algo importante. É uma atitude de gratidão. Como é maravilhoso quando encontramos pessoas agradecidas. A seguir algumas passagens bíblicas que falam desta relação de gratidão do povo com Deus.

Encontramos no livro do Êxodo no capítulo 16 que Deus alimenta o povo com o maná no deserto.

Em Dt. 26. 1-11 o povo de Deus traz os produtos (ofertas) diante de Deus e faz festa e se alegra por tudo o que Deus fez por eles.

No Salmo 103. 2 o salmista diz: “Que todo o meu ser louve ao Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos”.

No Novo Testamento encontramos a motivação de Paulo para a comunidade de Corinto. “Quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Deus ama que dá com alegria.” Motivação para ofertar e promessa da bênção de Deus para quem oferta com alegria (2 Cr. 9.2ss).

Do ponto de vista da fé Cristã, a vida é um dom de Deus. A terra, a água, o ar, os animais, o meio ambiente, os dons, a saúde, os alimentos, a salvação em Cristo, tudo o que temos e somos é fruto da obra e graça de Deus.

Vemos a partir de várias passagens bíblicas que o povo de Deus tinha consciência da sua interdependência da terra, de Deus e uns dos outros. O povo levava as ofertas, os produtos no lugar escolhido para adorar a Deus e fazia festa. (Deuteronômio 26.2).

Nós também somos desafiados, nos nossos dias, a expressar a fé e gratidão com atitudes de compromisso e solidariedade.

Quando falamos em compromisso estamos nos referindo á missão de Deus por meio da Igreja e na Igreja da qual somos membros. A propósito, as nossas ofertas, contribuições, são uma confissão de fé para honrar a Deus ou um peso incomodo?

Temos consciência da nossa interdependência de Deus, do meio ambiente e uns dos outros ou nos consideramos autossuficientes e independentes? As campanhas de solidariedades que são feitas em favor dos necessitados participamos ou ignoramos? Reflitamos sobre essas indagações.

É importante também que possamos ter a consciência de que nossas contribuições e ofertas devem sempre ser como um ato de gratidão por tudo o que Deus já fez por nós. Uma atitude de louvor e alegria. Nunca, jamais, como barganha com Deus, como ás vezes se ouve por aí, “dar para ganhar em dobro”.

Que o Espírito Santo que habita em nós, nos ilumine para que possamos a cada dia amadurecer na consciência da nossa interdependência de Deus, do meio ambiente, uns dos outros e ser gratos pelas bênçãos de Deus. Amém.

 


Autor(a): Pastor Ildo Soares dos Santos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63385
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br