Jesus disse: Eu sou a videira verdadeira, vocês são os ramos, e meu Pai é o agricultor (João 15.1)
A maioria das pessoas acredita que Deus existe. Isso não significa muita coisa. Crer na existência de Deus faz parte da vivência humana e do mundo. Também os amantes da guerra acreditam na existência de Deus.
Muito mais significativo do que acreditar na existência é CRER de fato. Crer em Deus, Crer em Cristo, pois é nele que Deus se dá a conhecer. Em Jesus Cristo, nós aprendemos que Deus é Deus em favor dos outros; que a divindade de Jesus se realiza, exatamente, na doação em favor dos outros. É no ser para os outros que Jesus é Deus e mostra quem Deus é. Quem crê nesse Deus não pode mais escravizar, nem explorar o seu semelhante.
Ser para os outros - é assim que Deus age em Jesus, até as últimas conseqüências - até a cruz. Crer que Deus existe, portanto, é muito pouco. Mas crer que Deus é Deus em favor dos outros, isto muda a vida de quem crê. E quem crê assim age para mudar as coisas e o mundo em favor dos outros, para melhor. Portanto, crer apenas que Deus existe não muda nada no mundo, onde cada um é e vive para si. Isso seria uma tentativa de particularizar o Deus todo poderoso para os próprios interesses. O presidente Bush também acreditava na existência de Deus e declarou as guerras. Sadam Hussein acreditava na existência de Deus e eliminou brutalmente seus oponentes e adversários.
Crer em Jesus Cristo é ter parte no modo de ser de Jesus, que se doa; é converter-se diariamente para Deus e agir em favor do próximo; é voltar-se para o próximo, com recaídas, talvez, com quedas, sim, mas com a prática de um exercício sempre renovado na doação em favor do seu semelhante. Sejamos sempre ramos unidos na Videira que é Cristo o Senhor e os bons frutos da graça e da fé surgirão em meio as contrariedades deste mundo. Sejamos sementes e semeadores da boa semente do Evangelho testemunhando e crendo no Deus da vida que nos inquieta e desafia para as ações.
P. Valdemar Witter