Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

ATÉ QUANDO É PÁSCOA?

15/04/2015

Que pergunta né. Parece muito óbvio que a páscoa acaba na segunda que sucede esta data festiva, comemorativa, alegre e mágica!!! Sei que você leitor está pensando: páscoa não é isso! Porém, essa é a páscoa que acaba na segunda feira. Acabam-se as propagandas dos mercados, os ovos de chocolates, os coelhinhos enfeitando praças e casas. É como um passe de mágica, na segunda ninguém mais fala desta páscoa. Agora é hora de preparar a propaganda, os enfeites e mensagens para o dia das mães. Essa páscoa supérflua acaba logo, como acaba tudo o que é ilusão.
Mas urge que falemos da ressurreição de Cristo, da vitória sobre a morte, da salvação para todo aquele que crê, do perdão, dá fé. Isso é páscoa, páscoa é libertação, libertação da morte, do pecado, páscoa é vida eterna. Essa páscoa não acaba na segunda feira, pois é o selo da nova aliança feita por Deus, através de Cristo, com todos nós. Isso é eterno. Páscoa para os cristãos é vivida todo o dia, celebrada em toda ceia, em todo culto e relembrada em cada oração. Páscoa é tudo para aquele que crê. Aqui está a resposta para a pergunta que intitula nosso texto. Até quando é páscoa? Até quando a fé estiver viva dentro de nós.
Agora cabe refletirmos por que, tendo tantos cristãos e cristãs em nosso país, ninguém fala da páscoa quando a data comemorativa (do calendário) passa. É interessante prestar atenção como a sociedade esquece rápido o que vivemos com tanta intensidade há duas semanas. Ninguém mais fala da páscoa. Agora só de novo ano que vem. E tudo é muito rápido. Rápido o bastante que não marca a vida de ninguém. Temos que cuidar para que a páscoa também não passe rápido para nós, para nossa comunidade, Igreja. Entrei no nosso site e não vi mais a palavra páscoa no título das mensagens. E repito, não se passaram nem duas semanas. Conte quantas pessoas falaram com você sobre a ressurreição nesta semana, ou reflita, quantas vezes você falou sobre a páscoa com alguém ontem ou hoje.
Há tanto na salvação, na libertação eterna dada por Cristo, que a torna impossível de ser resumida apenas a um domingo. Por isso, nós cristão, instituímos todo o domingo como dia do Senhor. Todo o domingo é uma páscoa. Por isso vamos a igreja, celebramos, comungamos, batizamos, alimentamos a fé neste dia. Por que ele lembra a páscoa uma vez por semana, durante todos os meses do ano. Inclusive é o dia da folga da grande maioria das pessoas em nosso país. Mas poucos relacionam o domingo à páscoa, ao culto, a comunhão. Domingo é dia de descansar, de jogar bola, de fazer churrasco e se divertir. Assim como a páscoa é só chocolate, coelhinho e alegria para muitos.
Urge levar a Páscoa mais adiante. Urge viver o domingo como dia do Senhor. Urge fazer de nossos dias de culto, (seja nas sextas, terças, quartas, sábados) dias do senhor, dias de ressurreição e libertação. Páscoa é sempre que estamos com Deus. E isso será por toda a eternidade para aquele que é batizado e que crer. Leve a páscoa mais longe, viva esta libertação do mal nas celebrações, nas tuas orações, no teu jeito de trabalhar e na tua família. Leve a páscoa contigo, com os teus, onde você for. Páscoa é sempre, ela mantém a nossa fé.

IECLB Laju/Mondaí SC
 


Autor(a): P. Jeferson Rusch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32885

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br