Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

AGRADECER É UMA BÊNÇÃO!

“Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos”. Salmo 103. 2

11/07/2014

Louvar a Deus e não se esquecer de nenhum de suas bênçãos é a afirmação do salmista e expressão de sua fé. A palavra também é um convite a todos nós para louvar e agradecer. Sem dúvida, uma das formas de louvar a Deus é agradecer por todas as bênçãos e por todo o cuidado de Deus. Gratidão é uma expressão da fé.

Por isso, quanto mais refletirmos sobre a nossa vida, tanto mais motivos vamos encontrar para agradecer. Se não fizermos esta reflexão, não vamos perceber as dádivas que recebemos e também não vamos nos sentir motivados a agradecer. Muitas pessoas consideram tudo natural, resultado de seu próprio esforço e empenho e começam a refletir somente quando são atingidas por dificuldades. Mas, nesta situação, dificilmente se chega ao agradecimento, talvez antes, à lamentação e ao xingamento. Se não aprendemos a agradecer pelas coisas boas, também no momento da dificuldade não teremos olhos para o que Deus proporcionou de bom na vida e não perceberemos que ele está presente, ao nosso lado.

Muitas pessoas, em nossos dias, nem sequer chegam mais a refletir sobre as coisas de Deus. Não encontram mais tempo para isso. A correria e os compromissos assumidos absorvem a vida de grande parte das pessoas, de forma que elas, aos poucos, desaprendem o agradecimento.
Nos meses de junho e julho, conforme o calendário litúrgico, estão previstos os cultos de ação de graças ou festa da colheita. Nesta oportunidade, as comunidades reunidas agradecem pelo pão de cada dia, pela saúde que possibilita o trabalho e por tudo o que sustenta a vida. No entanto, esta manifestação de gratidão deveria ser uma constante em nossa vida. Para tanto:

• Vamos nos conscientizar de que a nossa vida é sempre uma vida na presença de Deus. O que quer que aconteça, Deus está sempre ao nosso lado.

• Vamos nos lembrar que cada dia de vida que temos, é um presente que Deus nos dá. Por isso vamos também viver todos os dias de nossa vida em agradecimento a Deus por meio de nosso ser e nosso agir.

• Vamos agradecer a Deus não só pelas coisas boas. Deus nos ensina por meio das coisas que não nos agradam, portanto também isso deveria ser motivo de agradecimento.

• Não vamos nos esquecer de agradecer pela oportunidade de pertencermos à Igreja de Jesus Cristo e por podermos praticar nossa fé em plena liberdade, por podermos construir nossa vida tendo como fundamento Jesus Cristo e como orientação para esta construção a palavra de Deus.

• Também o nosso próximo dever ser incluído em nossa reflexão. Portanto não nos esqueçamos de agradecer por todas as pessoas que conosco vivem e convivem.

• E ao agradecermos a Deus somos também convidados a olharmos em torno de nós. Perceber que tudo que existe é criação de Deus e está aí para promover a vida. Por isso é preciso agradecer pala terra, pala água, pelo ar e por tudo aquilo que a terra nos oferece para o sustento.

• Assim agradecer também significa tomar consciência da necessidade de cuidar de tudo aquilo que Deus criou. Vemos hoje muitos descuidos, destruições e, em consequência, desequilíbrio. Tudo isso é nocivo para nós. A nossa fé em Cristo nos faz pensar e agir diferente. Por isso é preciso ter consciência de cuidar

• Agradecer também nos capacita para a partilha. O salmista diz no Salmo 145.15: “Tudo o que vive olha para Deus com esperança, e ele dá alimento a todos no tempo certo.” Mas, ao olharmos ao nosso redor percebemos que nem todas as pessoas têm o alimento no tempo certo. Seria isso culpa de Deus? Não! É culpa daqueles e daquelas que guardam demais para si e não entendem que Deus age e quer agir sempre com a ajuda de seus filhos e filhas. Agradecer é também partilhar.

“Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos”.
 


Autor(a): Pastor Cristian R. Donat
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29035

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br