Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Advento chegou...e agora?

03/12/2020

ADVENTO CHEGOU… E AGORA?


Estamos no tempo mais bonito do ano. Nossas casas estão enfeitadas, pinheiros e presépios são montados em nossas igrejas, praças e avenidas se iluminam… Enfim, temos algo diferente no ar e diante de nossos olhos.

Nesse tempo de Advento, onde já iniciamos o ano vindouro de forma antecipada, temos, não apenas novas perspectivas e expectativas com relação a esse ano, mas principalmente com os dias de nossa vida. Se esse ano nos foi pesado, difícil, demorado e cheio de notícias ruins, aguardamos para que, com esse tempo de espera e vigia, venha um ano que nos seja mais proveitoso, leve, alegre e jubiloso.

Por mais que tenhamos vivido um ano totalmente atípico e diferente, e sabendo que 2020 certamente ficará em nossa história como um ano de mudança pessoal, familiar, comunitária, e até mesmo social, não perdemos nossa tradição de acender a luz da esperança com nossos piscas nas sacadas e nossas velas na coroa de Advento.

Sabemos que não foi pelas nossas próprias forças que pudemos ter passado por aquilo que passamos, mas que o Senhor nos trouxe até onde estamos (1 Sm 7.12), e por meio da sua presença entre nós (Mt 28.20b), celebraremos mais uma vez esse espera preciosa e tão significativa.

Por mais que tenhamos a perspectiva de que as celebrações serão diferentes, reduzidas, com a presença de protocolos e recomendações, mantemos a intenção de seguir com nossa ceia de Natal, à espera do menino Jesus que será lembrado novamente entre nós.

Talvez esse tempo de Advento “diferenciado” nos seja permitido por Deus para que sigamos aprendendo a depender mais Dele, a cultivar a nossa fé com mais intensidade e para que tenhamos ainda mais sede e fome de nosso Senhor (Jo 4.14, 6.41, 48). E ainda mais para que nós, seus filhos e filhas, sejamos sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-16), permanecendo firmes na fé e no testemunho do Evangelho nesse mundo (Fp 1.27-30), aguardando até que Ele venha nos levar ao seu Reino preparado a nós (Jo 14.1-3).

Por mais que não saibamos o que está a nossa frente, nem quanto tempo durará essa pandemia com seus percalços, temores e desafios, somos chamados a deixar diante Deus nossos fardos, nossa ansiedade e dúvidas, para que Ele nos cuide mais uma vez (Mt 11.28-30, 1 Pe 5.7).

A presença do presépio, da coroa de Advento, do pinheirinho, dos pisca-piscas e dos demais enfeites de Natal, nos lembram que a nossa esperança permanece em Cristo, Naquele que foi, é e sempre será presente em nossos dias, mesmo que as circunstâncias e acontecimentos nos intimidem e encolham. Estamos bem cuidados, e assim o seremos mais uma vez, para que possamos nos alegrar com a chegada do menino Jesus em júbilo e alegria.
Que o Senhor te abençoe e esteja junto a ti nessa espera e vigia. Amém!

Pastor Adelar Ragazzon Appelt – Iporã do Oeste.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br