Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583 | (49) 9937-3578 | (49) 9995-50189 | (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

A experiência do deserto

13/08/2008


“Firmes na fé, através de muitos sofrimentos, nos importa entrar no reino de Deus” (At 14.22)

Você já sentiu alguma vez como se estivesse num deserto... onde tudo parece sem cor, sem vida, sem beleza? Onde os olhos só contemplam rochas e o caminho é feito de pedras? Tempos difíceis estes, de dor, de solidão, de sofrimento... mas também de grande aprendizado e de amadurecimento na fé. A palavra de Deus nos revela que o deserto é um lugar muito importante como espaço de reflexão e de ensinamento. Há certas lições que o ser humano só aprende ao passar pelo deserto. Vejam a palavra anunciada pelo profeta Oséias: “Eis que eu a atrairei e a levarei para o deserto e lhe falarei ao coração”(Os 2.14). O deserto aparece como um lugar de falar ao coração! Vejam só: quando tudo é lindo, quando experimentamos fartura, quando nada falta... quando a paisagem é deslumbrante, muitas vezes só olhamos para o externo, para a imagem. Contudo, o que enche os olhos nem sempre enche o coração!

Deus quer nos levar um pouco além daquilo que enche os olhos. Ele quer nos conduzir à verdadeira fonte da água da vida. A propósito, você já bebeu daquela água que brota de uma abertura na rocha? Daquela água que cai dentre as pedras? Se já experimentou beber dessa água, há de concordar comigo: é uma das melhores águas! Ela é pura e leve. Assim também é o ensinamento do deserto. Os olhos muitas vezes só vêem as pedras. A paisagem não parece interessante. Mas as pedras escondem algo muito precioso: a água cristalina.

Nós reclamamos quando as coisas não vão bem. Maldizemos as experiências mal sucedidas. Resistimos, achamos que Deus nos abandonou quando atravessamos um deserto na vida. Mas, na verdade, Deus talvez esteja apenas querendo nos conduzir à sua fonte. Quer que voltemos à fonte da verdadeira água da vida. E o surpreendente é que não sabemos exatamente onde estas fontes estão escondidas. Deus tem maneiras diferentes e muitas vezes até estranhas, de revelá-las a nós.

Irmãos e irmãs, não maldigam e nem se afastem de Deus ao passarem por um deserto em suas vidas. Antes estejam alertas, vocês podem estar bem perto da fonte que Deus quer revelar a vocês. Essa fonte poderá ser a salvação de suas vidas. Jesus Cristo diz: “Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da fonte da vida.“ (Ap 22.17)


Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8572

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br