Aconteceu no último dia 09 de maio, Dia da Ascensão, nos Pavilhões da FECARROZ em Massaranduba – SC, o VIII Dia Sinodal das Mulheres da OASE do Sínodo Norte Catarinense, com aproximadamente 1.150 participantes, num ambiente acolhedor, carinhosamente decorado pela equipe local.
A programação iniciou com a saudação da Presidente da Associação Sinodal da OASE, Venilda Rode, agradecendo a presença e parabenizando pela coragem de saírem de suas casas, algumas viajando longas distâncias, enfrentando as baixas temperaturas, para celebrarem uma data tão importante, mas afinal OASE é um espaço de vivência e convivência, onde temos apoio e nos animamos a sentirmo-nos úteis e valorizadas.”
A Pª local, Elke Doehl saudou em nome dos 7 grupos de OASE da Paróquia anfitriã, desejando que “o encontro seja motivo de alegria neste dia de Ascensão do nosso Senhor, e que todos e todas sintam-se bem acolhidos e tenhamos momentos de convivência e reflexão”.
O Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Elemer Kroeger reforçou a importância da OASE nos trabalhos de toda a IECLB: “sempre estão presentes em todos os eventos, é um exemplo de comprometimento dentro do Sínodo e um espaço de compartilhar conhecimentos”.
Fizeram ainda uso da palavra, a Presidente da Associação Wally Heidrich, Ivone B. Beil, Edeltraud F. Nering representando a Associação Nacional da OASE e a Presidente da Câmara de Vereadores Suzane Elisa F. Reinke, nesta ocasião representando o Prefeito Municipal. Parabenizou pela organização do encontro, compartilhando também sua satisfação por também ser uma participante do grupo de OASE local, pelo qual tem um imenso carinho.
O Pastor Sinodal Inácio Lemke em sua reflexão, salientou ser este um dia especial: Dia da Ascensão do Senhor Jesus. Data importante para luteranos e luteranas. Dia de descanso, louvor e reflexão. Fez uso das palavras das “Senhas Diárias” e leu o texto de Atos 1.8-11, acrescentando que a bíblia foi escrita como história para não se perder os valores da época. Hoje precisamos também registrar a nossa história firmes na promessa de Jesus que disse:
“Eis que estou convosco até o final dos tempos”. Que tenhamos a segurança de que esta vida tem Deus como vetor. A crise pede testemunhas, sejamos nós testemunhas do que hoje vivenciamos. Ser testemunha é o desafio da Ascensão. Este é o sentido dos grandes eventos: a vivência e a convivência. Lembrou ainda que o bem em si não existe, mas existe pela vivência do bem e para esta vivência é que Cristo nos convida.
Para falar sobre o tema do ano: “SER, PARTICIPAR, TESTEMUNHAR” – Eu vivo Comunidade, esteve presente o Pastor Dr. Roger Marcel Wanke, professor da Escola Superior de Teologia – FLT de São Bento do Sul – SC. Este iniciou sua fala com alguns questionamentos: Sabemos o que é ser igreja? A OASE faz parte da igreja? Qual o nível de participação e envolvimento que temos na nossa comunidade? “Ascensão é Missão”.
A partir do texto bíblico de Atos 16.6-15, P. Roger dividiu o tema em tópicos, sendo o primeiro deles: SER COMUNIDADE: a comunidade é a identidade da igreja. Não somos simpatizantes, mas pessoas que tem compromisso de fé, batizadas, que creem em Jesus Cristo. Comunidade é a que se forma pelo compromisso com o evangelho. Não somos sócios da igreja, mas contribuímos como agradecimento pelo que tenho de bom em minha vida. Somos membros do corpo de Cristo, somos pedras no edifício de Deus, somos os tijolos para edificar o reino de Deus, somos pedras vivas. Edificar comunidade é acompanhá-la em seu crescimento na fé.
Segundo tópico: TESTEMUNHAR: missão da comunidade. Citou a história de Jonas que nos lembra que Deus é Deus é missionário. A missão da comunidade acontece em casa. A misericórdia de Deus é maior que imaginamos. A OASE é força tarefa da IECLB, tem um grande potencial missionário. A OASE é abastecida pelo evangelho para sair e abastecer os outros.
Terceiro e último tópico: PARTICIPAR: Participar é comprometer-se com a obra de Jesus, que tem por maior princípio o Amor que nos fortalece para SER, TESTEMUNHAR, PARTICIPAR e viver comunidade.
O encontro encerrou com a Celebração Eucarística com participação conjunta de todos os Ministros e Ministras e a Oferta foi destinada a Campanha VAI e VEM.
A Diretoria da Associação Sinodal da OASE, agradece a todos e todas que participaram e que auxiliaram na construção, no tecer deste dia tão significativo para a OASE e para o Sínodo Norte Catarinense.