“Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.” Lc 21.1-4.
Desde cedo aprendemos a importância de ofertar para a obra de Deus. Desde crianças, já lá no culto infantil aprendemos que a obra de Deus é mantida através da oferta que nós trazemos a Casa de Deus. Muitos trouxeram uma oferta, mas uma em especial chamou a atenção de Jesus, a oferta da viúva.
Por esses dias li uma história que também me chamou atenção:
Um velho homem, que morava a cerca de 55 quilômetros da cidade, tinha um grande desejo de oferecer algo para Jesus. Era muito pobre e a única coisa que possuía para dar ao Senhor era uma grande abóbora que ele cercou de cuidados e protegeu de ladrões por muito tempo. Mas, como ele faria para dar sua oferta ao Senhor? O pastor que atendia aquela região demoraria a estar lá novamente. Ele resolveu ir até a cidade e entregar a abóbora ao Pastor. Certamente o pastor saberia o que fazer.
Aquela abóbora valia o equivalente a R$ 2,00. O velho homem caminhou 110 quilômetros sendo que a metade desta distância ele fez com um peso de 9 quilos na cabeça e mais o peso da comida que levou para sua viagem. Tudo isso para oferecer ao Senhor um presente de R$ 2,00.
Absurdo? Será que seu esforço foi inútil? Não terá valido nada? Será que Deus olhou para o valor da oferta ou para o coração daquele velho homem?
Tanto ele, como a viúva pobre, sabiam que só suas ofertas não eram capazes de manter a obra de Deus, mas acreditavam que podiam contribuir para o Reino de Deus. Acreditavam que podiam fazer a diferença. Ofertaram de coração, por amor, confiando que Deus não deixaria lhes faltar nada. Certamente as duas ofertas chamaram a atenção de Deus.
Precisamos confiar em Deus! Confiar que Deus supre as nossas necessidades. Por isso convido você a ofertar de coração, por amor, para a campanha Vai e Vem. Sua oferta fará a diferença. Todavia lembre-se que você pode fazer qualquer oferta ou uma oferta que chamará a atenção de Deus.
Que Deus Abençoe,
P. Cristiano Ritzmann
Coordenador da Campanha Vai e Vem no SNC