Olhar para uma comunidade como um todo, focando na salvação espiritual, mas também atendendo as necessidades básicas. Essa é a proposta do projeto Missão Morro do Meio (MMM), desenvolvido em Joinville a partir de uma ação da Paróquia São Marcos. Um trabalho que iniciou pequeno, há oito anos, hoje tem grandes proporções no município, é reconhecido pela igreja luterana e alcançou outros segmentos da sociedade.
E justamente esse reconhecimento todo e os resultados já alcançados que fazem da Missão Morro do Meio um exemplo para os joinvilenses, além de conquistar espaços na mídia local. Nos últimos meses, entrevistas e reportagens têm dado destaque ao projeto. São aparições em programas de televisão como RBS TV e TV Brasil Esperança, jornal impresso Notícias do Dia, e rádios Cultura AM 1250, Joinville Cultural e 107,5 FM.
A procura pelo bom exemplo é constante. E o que deu todo esse destaque ao projeto é justamente o foco dele à integração da criança – e também de toda a família – junto à sociedade, aumentando a autoestima dos moradores. Outro destaque do projeto é o voluntariado, já que toda a atividade é realizada por meio do voluntariado.
“A MMM se tornou referência no bairro Morro do Meio, pois como igreja Luterana estamos fazendo “Missão Integral”, não nos preocupando apenas com a salvação, mas com o todo. A MMM tem atuado em diversas frentes e tem contribuído para o desenvolvimento positivo da comunidade. Temos conseguido ser “agentes transformadores”, levando boas novas às pessoas”, destaca o coordenador do projeto, Nilson Vanderlei Weirich.
Trabalho inicia com as crianças
No projeto Missão Morro do Meio participam centenas de crianças (já são mais de 600) sendo apoiadas nos grupos de canto, escoteiro, oficinas especiais para adolescentes, oficinas de instrumentos musicais, e outras atividades. Em 2013, 27 crianças foram até um estúdio e gravaram um CD com nove músicas inéditas. O produto já está no mercado joinvilense para comercialização. O dinheiro arrecadado é totalmente revertido para o projeto.
São esses pequenos cantores que formam o Coral Luz do Mundo, hoje com mais de 200 participantes. Todos são estudantes de três escolas municipais – duas do Morro do Meio e uma da região do Jativoca. A música é uma forma de acalmar as crianças, torna-las parte da sociedade, além de desenvolver o cognitivo. Mário Angelo Pfutzenreuter é um dos pioneiros no trabalho e que coordena todo o coral. Ele também é o autor das músicas gravadas em CD.
Para o coordenador da MMM, Nilson Vanderlei Weirich, fazer parte deste trabalho é gratificante. “Conseguimos ver os resultados de transformação de vidas a partir de um trabalho feito pela igreja, e ao longo de oito anos muitas pessoas foram alcançadas”, comemora. Hoje, o trabalho já mudou realidade do bairro.
O Morro do Meio já foi considerado um dos bairros mais violentos de Joinville. Mas hoje, graças a trabalhos sociais como a MMM, a realidade é outra. O “trabalho de formiguinha” partiu do projeto Missão Morro do Meio, mas ganhou os grupos comunitários da região. Hoje, o grupo de escoteiros, também liderado por Nilson, atua com hortas comunitárias e desenvolve outras ações na comunidade.
Crédito da foto: Arquivo pessoal
Nota da Comunicação do Sínodo:
A Rede RBS de TV exibiu o trabalho da Missão Morro do Meio no Jornal do Almoço de 5/9. Assista aqui...