Você sabe a diferença entre louvor e adoração? Já parou para pensar no hemisfério racional e emocional do nosso cérebro e de como Deus se aloja neles? Estas foram algumas questões levantadas pelo Pastor William Bretzke na meditação inicial do encontro. Quando louvamos, nós agradecemos a Deus. Já quando adoramos, reconhecemos o que Deus é! Neste “mix” acontece a experiência espiritual, o encontro com Deus através do amor, da vida e do serviço.
O 7º Encontro de Instrumentistas e Grupos de Louvor do Sínodo Norte Catarinense-Núcleo Jaraguá aconteceu em 30 de abril, nas dependências da Paróquia Apóstolo Pedro, em Jaraguá do Sul, tendo como assessora musical a Professora Daniela Weingärtner. O momento reuniu instrumentistas e grupos das Paróquias de Jaraguá do Sul (Apóstolo Pedro, Santa Luzia, Orquestra jovem do Colégio Evangélico Jaraguá), Guaramirim e Massaranduba (Massaranduba 58).
Aproximadamente 60 instrumentistas, cantoras e cantores passaram a tarde sob a orientação da Professora Daniela, ensaiando 3 canções: “Meu mandamento é este”, “Com júbilo vivei a vossa vida” e “Amar a Deus e as pessoas”. Estas canções tiveram em comum o fato de refletirem sobre o tema do ano da IECLB: o amor a Deus e às pessoas, bem como suas implicações na vida.
Após o café, gentilmente preparado pela Comunidade anfitriã, cada grupo inscrito também teve a oportunidade de se apresentar com duas canções, mostrando assim, a diversidade musical existente entre as comunidades.
O Coordenador de Música do Núcleo Jaraguá, Wanderli Siewerdt, anunciou a data e o local do próximo encontro: dia 06/05/2023, em Massaranduba. Ele proferiu agradecimentos à Comunidade que sediou o Encontro, à Coordenação Sinodal de Música, bem como a do Núcleo, aos orientadores teológicos, à professora Daniela e ao pastor William que, na sua meditação final, ainda lembrou de Bach, músico luterano que, no final de suas obras, sempre assinava com S.D.G, ou seja, “Soli Deo Gloria” (somente a Ele a glória).
Nas palavras do Pastor, pudemos perceber nesta tarde essa assinatura de Deus através do amor, da doação, do estar juntos e, principalmente, do fazer música juntos. Ao canalizarmos a música para o Deus-Criador, experimentamos o real sentido da vida: amar e ser amado.