Quero aproveitar o espaço desta coluna para uma retrospectiva da caminhada ecumênica, que o ano de 2012 nos proporciona. Podemos ser gratos por este ano, que está prestes a virar as últimas semanas no calendário, que nos presenteia com ricas comemorações entre igrejas.
Assim quero registrar aqui, a comemoração do 30° Aniversário do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, celebrado em Brasília. Destaque também para a comemoração no dia 26 e 27 de outubro, em Joinville, do 40° Aniversário do CIER – Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão, órgão que representa o CONIC aqui em Santa Catarina.
CIER criado há quarenta anos, reunindo pessoas responsáveis de diferentes igrejas cristãs, que se propunham o objetivo de introduzir o Ensino Religioso nas Escolas Públicas do Estado de Santa Catarina. Havia época, em que o CIER integrava em torno de 15 confissões cristãs diferentes. É surpreendente a qualidade, assim como o conteúdo, do material que produziram e o respeito com o qual abordavam os temas do Ensino Religioso nas escolas. Observando este amor pela causa, tendo em mente, a conjuntura religiosa, política e econômica daquela época, cabe perguntar aqui com todo respeito: teriam sido estas pessoas, homens e mulheres, pensadores, bem além do seu tempo? Ou teriam sido pessoas sonhadoras, porém muito comprometidas com a vontade do Criador, citando o slogan da entidade: “Deus tudo em todos”.
No Seminário Direitos Humanos e Intolerância Religiosa, promovido pelo CIER, 26 e 27 de outubro, p. p. fomos presenteados por testemunhos de pessoas que conviveram com as idealizadoras desta entidade. Na celebração ecumênica foram homenageadas pessoas que fizeram história ecumênica, alguns in memória, outros que continuam acreditando na convivência e caminhada ecumênica. Na noite do dia 26, na Comunidade Luterana em Vila Nova, Joinville, reuniu-se a comunidade ecumênica do CIER, mulheres e homens de diferentes confissões cristãs. A celebração combinada entre Bispos, Pastores Sinodais, Padres, Pastores e lideranças comunitárias, todas pessoas com o objetivo de desconstruir conceitos e pré-conceitos que nos dificultam o relacionamento saudável como filhas e filhos do mesmo Pai.
Como Presidente do CIER, quero convidá-lo para fazer parte desta caminhada de convivência, de estudo e reflexão do ser Igreja.
Jornal O Caminho
edição dez/2012