Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Tradição a serviço da vida

Artigo

01/04/2004

O povo cristão luterano aprendeu em alguma oportunidade na sua vida que a fé vem pela pregação e que a igreja cristã é constituída a partir da Palavra de Deus. Estamos inseridos numa corrente de tradições. Ao longo dos séculos, de geração em geração, a verdade do Evangelho tem sido fonte de consolo, baliza para o caminho do cotidiano da vida. Pessoas são motivadas a viverem como irmãos e irmãs. O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez. São palavras do Salmo 78; elas indicam para lembranças provocadas pela confiança do povo em Deus Criador e Libertador. Não dá para silenciar diante dos louvores do Senhor, do seu poder e por causa das maravilhas que Ele tem feito. De quem o coração estiver cheio, não se pode esperar que deixe de levar as Boas Notícias adiante. Por isto, nada poderá ser encoberto perante os nossos filhos citando o salmista.

As experiências vividas, durante a história, pelo povo de Israel estão agora somadas na pessoa de Jesus Cristo. Ele é a expressão da única Verdade, revela o Caminho e é fonte doadora da Vida verdadeira. A família de Jesus Cristo não se cala diante da Boa Notícia da salvação. É história que passa pelos caminhos da Paixão e da Páscoa do Filho de Deus. O próprio Deus nos surpreende e vem habitar em nosso meio, sofre a amarga paixão em nosso lugar, um presente imerecido.

A discípulos/as de Jesus Cristo é dada essa liberdade maravilhosa de se colocarem no caminho da tradição que mexe com o mundo. Nosso norte está sempre apontado para a história que Deus fez, história de surpresas valorizando a vida humana. É tradição a serviço da vida; é tempero que dá sabor à vida presente e ao dia de amanhã. Jesus Cristo é a manifestação de todas tradições e ao mesmo tempo é a esperança do mundo, cuja melodia nos encanta. Ele se oferece como fonte de água viva, manancial duradouro de fé e da esperança.

Jesus Cristo, o sinal mais claro das maravilhas do Senhor, é ser humano exemplar. O primeiro homem verdadeiramente novo. Quem nele confia, se coloca no caminho daquele Senhor a serviço da novidade de todas as coisas. É Senhor que nos fortalece mediante gestos de solidariedade e de reconciliação. Esta história não pode parar. Tem que ser narrada adiante, de geração em geração, em palavras e ações. É tradição histórica a serviço da vida que não nos deixa parados/as; é desafio que nos compromete para atitudes conjuntas, por isto é tarefa ecumênica.

Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC
Diosece Informa - 04/2004


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 8679

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br