Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Tempo Novo

Artigo

17/09/2004


Ao olhar para os campos e para as montanhas, vemos um tempo novo. Tempo de renovação, de perspectivas e de esperança. É o verde que lentamente vai cobrindo o cinza do tempo frio. É o rebento, é o broto anunciando o tempo novo. É a primavera que desponta em todos os lugares..

Aqui no Planalto o cinza é mais intenso, assim também o renovo é muito mais visível. Vivemos o despertar das gemas dormentes. São flores e folhas que despontam para a vida. No rigor do inverno, os brotos de nova vida não se atrevem a aparecer. Ficam os galhos secos, aparentemente mortos. Galhos sem perspectiva e sem alegria.

Com o anúncio da primavera, a paisagem vai mudando. O que parecia seco e sem vida vai se transformando num espetáculo sem igual. As flores e as folhas nascem, irrompem a casca endurecida, sem nossa participação. O tempo novo vai se fazendo. São cheiros, cores e formas que preenchem nossos espaços e despertam em nós a esperança. Esperança de sombra, de flores, de cheiros, de frutos e de sabores. É a primavera em sua primeira semana, anunciando o novo, a possibilidade, a beleza, a concretude da vida.

A primavera anda em nós e nós andamos na perspectiva. Neste tempo que se anuncia como novo, estamos prestes a exercer mais uma vez nosso direito e nosso dever do voto. Estamos prestes a indicar pessoas para a composição do mando e comando de nosso País e Estado.

Não sabemos o que vem. Sabemos apenas que existe uma estrutura dormente, igual aos ramos de árvores no inverno. Ansiamos pela primavera em nosso País. Desejamos uma nova paisagem. Sonhamos com flores e necessitamos de bons frutos.

A primavera vem sem nossa participação; a democracia e a dignidade de cidadão, não. Cada pessoa é responsável e contribui nesse processo. Nossa participação, nosso envolvimento, é determinante para o processo ser portador da esperança e da possibilidade. Nossa opinião, nossa participação e nosso voto consciente são fundamentais para a construção deste tempo novo. A primavera será possível em nossa República se houver a possibilidade da renovação, com a justiça sendo a sustentação das ações.

Nosso Planalto aqui ainda está cinza. Que as cinzas de nosso Planalto de lá se transformem em fonte de energia e força para este povo cansado de inverno e secura. Não é mais possível essa desesperança. Necessitamos de tempo novo. Tempo de rebento, em que não haverá mais criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus. Eles edificarão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão de seus frutos (Isaías 65.20a, 21). O profeta Isaías sonha. Também nós somos convidados a sonhar. O sonho profético é sonho de fé. Fé pressupõe mãos à obra, ou seja, envolvimento e participação.

O tempo novo se fará, se nós o fizermos. Assim como a primavera vem, também podemos apostar numa nova possibilidade, se nossa participação for efetiva. Podemos acreditar, devemos sonhar que ainda é possível tornar o cinzento Planalto num lugar de gestação de vida. É possível. É importante. É necessário. É urgente. Eis que vivemos o anúncio de um tempo novo. É a primavera querendo chegar. A primavera é sempre novidade. Não tenha medo - sua novidade é a possibilidade de recomeçar.

Sisi Blind
vice-pastora sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
pastora da Paróquia de Curitibanos
em Curitibanos - SC

Jornal ANotícia - 17/09/2004

 


Autor(a): Sínodo Norte Catarinense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7769

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br