Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Somos Seres Relacionais

10/10/2011

A partir da afirmação de que somos seres relacionais, também afirmamos que a família é a base para uma sociedade sadia, mas principalmente base para uma pessoa sadia, equilibrada e com forças para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia e para uma vida digna. A família, quando bem estruturada e com relações sadias, torna-se uma Igreja Doméstica e, por assim dizer, um sinal do amor de Deus para o mundo.

Destaco alguns preceitos ou fundamentos para esta relação saudável: A Comunhão é um deles. Pois o contrário da comunhão é a dominação. Sabemos que todas as relações no mundo geram poder, porém Jesus inverte estes valores quando afirma em Marcos 10.43 “Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e... porque, até o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida para salvar muita gente.” Na dominação existem inferiores e superiores e não há espaço para o dialogo. O diálogo pressupõe uma relação de igualdade, respeito e dignidade. O diálogo convence com bons argumentos, sem impor ou mandar. O tempo do “porque sim” acabou.

Os dons são outro preceito fundamental nas relações humanas. O Apóstolo Paulo lembra em 1.Pedro 4.10: “Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros.” Os dons servem para completar as relações e mostrar que ninguém é auto-suficiente, ao contrário, somos dependentes uns dos outros. O Apóstolo Paulo em 1.Coríntios 12.12 usa a imagem do corpo para afirmar esta verdade. O mesmo vale para a relação com o diferente. “Normal é ser diferente” refletiu a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência no mês de agosto. O diferente na criação de Deus traz riqueza, alegria, beleza e desafios. Que triste seria se todas as flores fossem rosas cor de rosas!

Educação, no seu sentido mais amplo da palavra, é um dos preceitos fundamentais para o “ser racional”. N a Igreja dizemos: “Quem batiza educa”. Jesus resume todos os projetos político-pedagógicos do ensinar e educar num só: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda sabedoria e ame os outros como você ama a você mesmo”(Mateus . 22.37-39). Portanto, só o amor educa e ensina. Os sinais do reino de Deus aqui e agora precisam ser vivenciados nas relações da Comunhão, dos dons, da diferente e da educação com amor, em Jesus Cristo!


Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 9319

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br