Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Só Deus é a minha rocha

01/03/2011


Só Deus é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu refúgio; não serei muito abalado. (Salmo 62.2)

O Primeiro Domingo de março neste ano é conhecido pela nomenclatura litúrgica por Estomihi – (do Latin: Esto mihi in Deum) Sl. 31.3: “Sê para mim um forte rochedo”. Segurança encontrada em Deus, como numa rocha firme. O lema do mês reflete um hino em forma de oração de profunda confiança. Os salmistas repetem esta palavra de confiança em diversos momentos. Nós também a encontramos no Salmo 121 e registrada no hino 393 HPD2, “para os montes olharei, de onde vem a salvação? Meu socorro vem de Deus, o Senhor da criação.”

Creio que, agora em março, a maioria já deve ter voltado das férias, e a vida novamente está retornando a normalidade do a dia-a-dia. Já nos acostumemos com a afirmação; o ano começa somente depois do Carnaval! Aceito a afirmação como uma afirmação de caráter pejorativo. Porém, para nós cristãos/ãs inicia na Quarta-feira de Cinzas o ciclo pascal. Ciclo do ano que inclui os quarenta dias; Quaresma, que precedem a Páscoa e se alonga até o Domingo de Pentecostes. É comum encontrar grupos de Comunidades que se reúnem de forma especial neste tempo de Quaresma, para estudos bíblicos. Refletem com muito ânimo a partir da Palavra de Deus, buscando segurança em Deus idêntico como rocha firme. Iluminados pelo Evangelho procuram entender a vida de Jesus, procuram entender o amor que Deus tem por toda criação. Através do repartir mútuo da Palavra procuram entender o ato da Sexta-feira Santa e conseqüentemente a Páscoa.

Vivendo o ano sob este enfoque podemos afirmar com convicção, tudo começa depois do Carnaval. Vale à pena procurar segurança na Palavra e afirmar; só Deus é a minha rocha. Nessa segurança conseguimos olhar para a vida de Jesus, o Filho de Deus, que veio nos convidar e animar para sermos seus seguidores. Vamos olhar para a vida que ele nos ensinou a viver, acolher e conviver na humildade com toda Criação.

No dia 13 de março a IECLB, no 1° Domingo de Quaresma, a IECLB, lançará em nível Nacional o Tema do Ano “Paz na Criação de Deus – Esperança e Compromisso” e como lema “Glória a Deus e paz na terra.” Aqui, você que é membro desta Igreja é convidado/a para ser uma pessoa motivadora para que este tema se torne uma grande corrente viva e praticável. Vamos viver Igreja unida em Comunidade. Que a Palavra e a Graça nos alimentem para isso.

Inácio Lemke
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Jornal O Caminho - 03/2011


Autor(a): Sínodo Norte Catarinense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7977

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br