A atividade de Secretária exige uma dedicação muito especial. Algumas Secretárias deixam na atividade uma marca especial. Outras ainda, ficam nesta atividade durante muito tempo.
Atender ao público e ao telefone, exige o dom do bom relacionamento e uma boa dose de simpatia. Conhecer minuciosamente cada tarefa a ser exercida, exige conhecimento e atenção. Muitas vezes, alia-se a isto todo o humor das pessoas a serem atendidas. E não nos esqueçamos dos colegas de trabalho e chefes, com suas peculiaridades próprias.
Sieglinde Reichert, ou simplesmente Sieglinde, como todos a conhecemos, é uma destas pessoas especiais. Ingressou na Comunidade Evangélica de Joinville em 24 de janeiro de 1977, na função de Secretária, lá permanecendo até junho de 1986, quando foi cedida para a IECLB, para exercer a função de Secretária da 2ª Região Eclesiástica. P. Meinrad Piske era o Pastor Regional naquele momento.
Sieglinde vivenciou a 2ª Região Eclesiástica até a reestruturação da IECLB em 1997, quando foram criados os Sínodos, ficando a área de Joinville com a denominação de Sínodo Norte Catarinense, abrangendo os Distritos Eclesiásticos de Joinville, Jaraguá e Contestado.
Foram Pastores Regionais/Sinodais neste período, além do P. Piske, P. Waldir Humberto Schubert, P. Manfredo Siegle e atualmente o P. Inácio Lemke. Exerceram a função de Presidente do Conselho Sinodal dentro da estrutura Sinodal: Ernesto Bollmann, Arnoldo Schulz, Rolf Köhntopp e atualmente Elemer Kroeger.
Em 1986, a 2ª Região Eclesiástica tinha 48 paróquias. Com a reestruturação da IECLB, ficaram no âmbito do Sínodo Norte Catarinense 35 paróquias. Hoje são 40 paróquias e 116 comunidades, que congregam aproximadamente 65.000 membros.
É neste ambiente sinodal que durante os últimos 25 anos a Sieglinde exerceu suas atividades laborais. Neste 30 de junho, ela deixa o Sínodo para usufruir de sua merecida aposentadoria.
Temos a certeza de que nos primeiros tempos será difícil: sabemos que irá faltar algo no dia-a-dia da Sieglinde, qual seja o ir até a Rua Jaguaruna para trabalhar. Mas isto será compensado por outras atividades que passará a desenvolver, temos certeza.
No dia 2 de agosto próximo, uma terça-feira, às 18h30, o Culto de Oração, na Igreja da Paz, em Joinville, será dedicado à Sieglinde. Convidamos para participarem conosco nesta homenagem.
À Sieglinde desejamos felicidades nesta sua nova fase de vida e estaremos de portas abertas para que ela nos venha visitar, sempre que assim o desejar, para “matar a saudade” de sua mesa de trabalho, do tocar do telefone, do atender ao público.
Para substituir a Sieglinde, foi contratada Roselei Stresser, que também tem experiência em trabalho Paroquial da IECLB. O período de adaptação e troca de experiências com a Sieglinde, foi de aproximadamente 90 dias. À Roselei desejamos os melhores votos de sucesso nesta nova empreitada.