A sessão legislativa desta quinta-feira,13, aconteceu em forma itinerante na Comunidade Evangélica Luterana Apóstolo Pedro, para celebrar os 190 anos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, completados em 2014. A solenidade foi requerida pelo vereador Jair Pedri e aprovada pelos demais pares em plenário.
O parlamentar, durante a sessão, explicou que sua intenção foi homenagear todos os cidadãos jaraguaenses que acreditam em Deus e sua compaixão diante de muitas fraquezas e tropeços dos seres humanos. “É nestes momentos que reconhecemos a importância da Igreja em nossa vidas”, disse o vereador, explicando que ela é capaz de transformar pessoas e, por consequência, a sociedade.
Jair Pedri aproveitou para manifestar seu respeito e sua admiração aos pastores, pastoras, diáconos, coordenadores, voluntários, funcionários e colaboradores anônimos, que dedicam seu tempo, seu trabalho e seu amor a toda a comunidade luterana de Jaraguá do Sul.
Igreja Luterana em Jaraguá
A Igreja Luterana é originária principalmente da imigração de alemães protestantes luteranos, com formações das congregações suíça em 1819 em Nova Friburgo, RJ; e de alemães em São Leopoldo, RS; Blumenau, SC, em 1824; na cidade do Rio de Janeiro 1827; em Domingos Martins, ES, em 1846; Teófilo Otoni - MG em 1862 e Ponta Grossa, PR, em 1877. Em Jaraguá do Sul, em 1907, os evangélicos que se deslocavam até a localidade de Bananal (Guaramirim) para celebrar cultos, fundaram a primeira Comunidade Luterana de Jaraguá do Sul. Em fevereiro do mesmo ano, o pastor Ferdinand Schlünzen deu início ao Colégio Evangélico Jaraguá (cujo prédio hoje é patrimônio histórico). O Hospital e Maternidade Jaraguá foi fundado em 27 de fevereiro de 1966, através da mobilização da população de Jaraguá do Sul, que demandava um novo hospital na cidade.
Hoje a Igreja Evangélica Luterana no Brasil está presente na cidade, através de suas sete paróquias, contando com 21 comunidades, congregando aproximadamente 15 mil pessoas, um centro educacional - Colégio Evangélico Jaraguá - e um hospital - Hospital e Maternidade Jaraguá. No âmbito da orientação espiritual são quatro pastoras, sete pastores e um diácono que estão a serviço da igreja protestante.
Homenagens
Para celebrar a data foram homenageados: o empresário Werner Ricardo Voigt, pastor William Bretzke e Adalberto Blank, as instituições Hospital e Maternidade Jaraguá e Colégio Evangélico Jaraguá.
Francisco Carlos Farias
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Imagens: Facebook