Dando abertura aos trabalhos, o Presidente do Conselho Sinodal, Carlos Henrique Sacht, saudou aos presentes, agradecendo a presença de todos. Ato contínuo, o Pastor Sinodal Inácio Lemke celebrou meditação citando Deuteronômio 30.16 e Isaías 55.6,8-13, dando enfoque à procura da ajuda de Deus, citada no texto do profeta Isaias, quando os judeus foram enviados ao exilio na Babilônia.
Após a apresentação dos presentes, o Tesoureiro do Sínodo Norte Catarinense, Elemer Kroeger, iniciou os trabalhos apresentando citando a carta de Paulo a Tito: “Pois aquele que tem a responsabilidade do trabalho de Deus, não deve ser orgulhoso, nem ter mau gênio, nem violento, nem ganancioso. Deve estar disposto a hospedar pessoas em sua casa e deve amar o bem. Deve ser prudente, justo , dedicado a Deus e disciplinado. Deve se manter firme na mensagem que merece confiança e que está de acordo com a doutrina. Assim ele poderá animar os outros com o verdadeiro ensinamento e também mostrar o erro dos que são contra esse ensinamento.”
Sua apresentação trouxe o Regulamento do COSAAF - Conselho Sinodal de Acompanhamento e Apoio Administrativo e Financeiro à Paróquias e Comunidades, lembrando que o projeto já foi assunto de Concílios da IECLB e teve aprovado seu texto na Reunião do Conselho Sinodal de 14 de abril de 2014 e homologado na 17ª Assembleia Sinodal, em 25 de maio de 2014, em Jaraguá do Sul. Cada artigo e parágrafo foi apresentado e detalhado, dando conhecimento do funcionamento do COSAAF.
Lembrou enfaticamente de que o COSAAF é um órgão de acompanhamento e apoio administrativo e financeiro, que visa verificar e orientar as Comunidades e Paróquias, Ministros e Ministras, sobre as obrigações de natureza contábil e as obrigações acessórias, perante o fisco e dar instrução sobre a maneira correta de sua execução.