A pessoa idosa e a espiritualidade foi o tema de mais um Seminário para Lideranças de Grupos da Pastoral da Pessoa Idosa do Sínodo Norte Catarinense. Aconteceu no dia 22 de março, na Paróquia Cristo Redentor, em Joinville/SC.
O Pastor emérito Nilson Mathies e a Diácona emérita Hildegard Mathies, de Blumenau/SC, assessoram o Seminário. Falaram de sua experiência ministerial e de acompanhamento a pessoas idosas. Mencionaram que os dados estatísticos apontam que na Igreja há um percentual de pessoas idosas superior à média nacional brasileira.
O Pastor William Bretzke, orientador teológico da Pastoral Sinodal da Pessoa Idosa, destaca que “idade não é algo a ser glamourizado; fato é que com o avanço da idade, sobrevêm solidão, dores e perdas; é um tempo em que a dignidade e o valor da pessoa idosa precisa ser garantida; os grupos de pessoas idosas em nossas comunidades são um espaço com esse sentido”, conclui.
Nas reflexões do dia, foi mencionado que, até aos 70 anos, é muito importante que pessoas idosas conversem, de maneira lúcida, com filhos e filhas sobre encaminhamentos e demandas futuras. Com o tempo, a tendência é que parte da lucidez não prevaleça com toda intensidade. Dramas familiares, em muitas situações, poderiam já ter sido minimizados e até evitados.
Além dessa abordagem, houve momentos de louvor, ludoterapia e dança sênior. Em todos os momentos, prevaleceu o clima de alegria, descontração e intensa comunhão na unidade da fé em Cristo Jesus. Mais de 90 lideranças participaram.