O cuidado foi minucioso: A reflexão em grupo, o preparo dos convites especiais, a entrega destes, a organização da celebração, a preparação do salão da Igreja da Paz… A Equipe Paroquial de Diaconia vinha se ocupando, há semanas, da Celebração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Enquanto isso, a Banda Paroquial já ensaiava as músicas que animaram para sermos Igreja Inclusiva.
E quando tudo estava preparado, aconteceu o Culto. Foi no dia 25 de agosto. A Comunidade se reuniu em torno da cruz de Cristo. Esta, porém, era também o suporte da videira. Materializada, ali naquele ambiente, ela apontou para o texto base para reflexão: “Eu sou a videira verdadeira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada”(João 15.5)
A Ceia do Senhor foi celebrada com os próprios frutos da videira. Cada um/a “colheu” a sua parte para fortalecer sua fé e seu amor.
A participação do grupo de Pessoas com Deficiência do NAES de Schroeder foi de grande importância. Com tradução em LIBRAS e a música que apresentaram, ajudou a Comunidade a ver a necessidade de as diversas formas de acessibilidade se tornarem realidade. Com uma rampa na entrada do templo não está tudo resolvido!