Retiro para Mulheres em Português, no Lar Vila Elsa, em São Bento do Sul/SC
03/03/2010
1 | 1
Promovido pela Associação Wally Heidrich e sob organização da Associação Sinodal da OASE Sínodo Norte Catarinense, aconteceu nos dias 09 a 12 de fevereiro de 2010, o Retiro para Mulheres em Português, no Lar Vila Elsa, em São Bento do Sul, com o tema: “CORES DA VIDA”.
Desenvolveram os trabalhos Edeltraud F. Nering, Artista Visual e Especialista em Aconselhamento e Psicologia Pastoral e Arteterapêuta, atualmente Presidente da Associação Sinodal dos Grupos da OASE Sínodo Norte Catarinense e também do Pastor Vice Orientador da Associação Sinodal da OASE, Renato Creutzberg, juntamente com uma equipe de apoio.
Para iniciar o desenvolvimento do tema, as 49 participantes formaram duplas e trios para dialogarem sobre: Como seria o mundo sem cor? O que as cores significam para você? Sua vida já pareceu estar sem cor? Após um momento de partilha, por meio de apresentação em multimídia, foi apresentada uma parte teórica sobre o surgimento das cores, suas aplicações no dia-a-dia, o uso terapêutico das cores e ainda curiosidades sobre a manifestação das cores em determinadas culturas.
Para experimentar o uso das cores, intercalou-se vivências Arteterapêuticas tendo como ferramenta o exercício corporal com lenços coloridos, exercícios para energização e relaxamento, pintura com giz de cera, entre outros.
Para bem iniciar cada dia, antes do café da manhã, P. Renato conduziu a Oração do Amanhecer como agradecimento e preparo para receber e compartilhar mais um dia de vida, para então dar sequência à programação prevista para o dia, quando convidou para uma leitura bíblica contemplativa baseada no texto de João 5: 1-9, onde cada participante escolheu um lugar tranqüilo para fazer a leitura, colocando-se no lugar dos personagens e observando os sentimentos que tinha naquele instante.Após determinado tempo, o grande grupo se reuniu para compartilhar sobre a leitura e seus sentimentos.
Além das reflexões, vivências, dinâmicas, noite da pizza, tarde do sorvete, o grupo visitou a Faculdade Luterana de Teologia – FLT, onde puderam conhecer parte das dependências, o funcionamento daquela Instituição e os cursos por ela oferecidos.
Momento especial foi o LABIRINTO DA ORAÇÃO realizado em uma das noites. O ambiente foi cuidadosamente preparado, com cordas espalhadas pelo chão formando um Labirinto. Ao som de uma música meditativa, cada participante caminhou pelo labirinto, dentro de seu ritmo, orando, refletindo, entrando em contato consigo e com Deus, lembrando que “ a vida não é um corredor reto e tranqüilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens pelas quais nós devemos escolher nosso caminho e sob a luz divina confiar que o melhor esta por vir!”
Encerrou-se o retiro com o Culto e Celebração Eucarística.
As cores pertencem a natureza. Deus ofereceu aos seres humanos este legado, para que ele convivesse e interagisse de forma harmônica e integrada e usufruísse suas propriedades curativas, resultando na melhor qualidade de vida, pois as cores estarão sempre conosco e “a vida é da cor que a gente pinta!”
Agradecemos a todos que colaboraram e participaram, desejando que no próximo ano mais pessoas experimentem o Retiro, que como a própria palavra indica é um tempo de retirar-se para depois voltar fortalecida para a seguir o curso da vida.
Edeltraud F. Nering Presidente da Assoc. Sinodal dos Grupos de OASE do Sínodo Norte Catarinense