Relatórios apresentados na 13a. Assembleia Sinodal
31/05/2010
1 | 1
O Pastor Sinodal Manfredo Siegle apresentou seu relatório com uma reflexão em duas etapas: Sorrisos e lágrimas no rosto de Deus: “Enquanto saúdo a grande família do Sínodo Norte Catarinense, representada na Assembleia por irmãs e irmãos delegados e delegadas das comunidades, paróquias, departamentos e setores de trabalho me vem à memória um questionamento; pode parecer curioso e estranho. Questionamentos demonstram atitude responsável e expressam a liberdade evangélica. Na realidade, não somos nós os sujeitos de perguntas, até pertinentes e dirigidas ao corpo eclesial, em especial ao Senhor deste Corpo. É o próprio Evangelho que nos questiona a respeito da qualidade e da quantidade do nosso testemunho de fé e de serviço.”
Permaneceu uma indagação nesta primeira etapa da reflexão: “para onde Deus nos quer conduzir, no futuro? E para onde nós humanos queremos ir à medida que queremos acertar passos, melhorar e aprofundar as “coisas” no Sínodo Norte Catarinense?”
Na segunda etapa da reflexão, trouxe o tema A Igreja da esperança, destacou: “Na qualidade de Igreja nossa tarefa principal é falar do Deus revelado na pessoa Jesus Cristo. Nossa tarefa principal é teológica. Parece uma tarefa óbvia e natural, porém, um trabalho cheio de obstáculos e revestido de enormes dificuldades. Somos chamados para falar de alguém, de Deus, que jamais foi visto e que continua invisível. Como membros da família cristã, vivemos a tensão entre o crer e o não enxergar!”
E concluiu: “Por causa do agir de Deus, o Deus-forno de amor, é possível planejar, organizar e agir, apesar dos limites impostos pela própria humanidade, também na qualidade de Pastor Sinodal. Em nome deste Deus amoroso, revelado em Jesus Cristo, somos animados a pensar e repensar, com perseverança, a vida comunitária.”
Em seu relatório, deu ainda destaque aos temas: Visitação, Vida Comunitária, Cooperação na Missão, Ecumenismo e Mutirão de Atividades junto à IECLB.
Para ler o relatório completo, clique aqui...
Em seu Relatório, o Presidente do Conselho Sinodal, Sr. Elemer Kroeger apresentou um resumo dos 4 anos de seu mandato frente ao Conselho Sinodal, relembrando as Assembleias Sinodais de Canoinhas (2007), Massaranduba (2008) e Jaraguá do Sul (2009) e a presente, em Joinville. Desta última fez um breve relato dos fatos relevantes ocorridos durante o último exercício.
Ao término de seu relatório, registrou: “Concluindo esta gestão, quero ratificar que continuamente tivemos momentos de grande aprendizado, principalmente no que concerne a conhecer as pessoas do nosso meio luterano, sempre buscando a convergência de opiniões, compartilhando pensamentos e ações.”
Para ler o relatório completo, clique aqui...
O Tesoureiro do Sínodo Norte Catarinense, Sr. Ivo Oechsler apresentou os Relatórios Financeiros do exercício de 2009 (Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultados) e a Consolidação dos Dízimos de 2009. Apresentou também o Orçamento e a previsão de Dízimo para o exercício de 2010.
O Conselho Fiscal apresentou parecer favorável à aprovação dos Relatórios Financeiros.
Todos os Relatórios apresentados foram aprovados pelo Plenário...