“Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando chegaria o Reino de Deus. Ele respondeu: - A vinda do Reino de Deus não é uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: “vejam, está aqui” ou “está ali” porque o Reino de Deus está dentro de vocês.”.
Lucas 17. 20-21
Nesse texto, os fariseus estão colocando uma questão importante para Jesus. Eles estão preocupados com o futuro do seu país e do seu povo. A aflição deles é justificada. Estão sob o domínio dos romanos e este domínio é cruel. Eles estão pensando em como poderiam viver melhor se de repente esse Reino viesse e pusesse os romanos a correr.
Jesus diz que o Reino de Deus não é algo que se possa ver e nem será. O que faz o Reino de Deus se estabelecer na terra é a ação do Espírito Santo que gera comunhão a das pessoas em torno dos ideais trazidos por Cristo. Quando o amor, o perdão, a misericórdia, a comunhão, a paz, a alegria, a bondade e a fidelidade e tudo aquilo que as pessoas aprenderam de Jesus é colocado em prática aí estão os sinais do Reino de Deus.
De nada adianta manifestações externas e aparentes se nada têm a ver com o que as pessoas estão sentindo. É claro que todas as luzes e enfeites seduzem até reúnem as pessoas, mas, é preciso comprometer-se com os ensinamentos de cristo e buscar a transformação. É preciso que todo o brilho externo tire a escuridão de dentro das pessoas.
Tu que és uma pessoa cristã e buscas uma vida melhor precisas viver pelo amor. Dessa forma poderás ter a comunhão e a união com as pessoas que é tão necessária. Portanto, neste Advento, no Natal e nesse período de festas e descanso deixe-se guiar pela presença de Deus e creia Nele.
Emerson Pott é Pastor na Paróquia Canoinhas, em Canoinhas/SC