A IECLB é uma Igreja de comunidades, e essa é uma das marcas que a distinguem do “mercado religioso” que a cerca. Por isso, todo o seu processo de “recrutamento” de pessoas que irão atuar no Ministério com Ordenação não se submete às regras e nem à lógica do “mercado”. Seu interesse não é contratar simplesmente “profissionais da fé”, que atuarão somente na perspectiva de uma mera relação entre uma “comunidade contratante” e um/a “profissional contratado/a”.
Embora a IECLB seja uma Igreja realmente exemplar no empenho por cumprir rigorosamente todas as formalidades legais e jurídicas na relação com seus Ministros/as – dando com isso um belo testemunho num país onde a corrupção também ronda muitas igrejas –, a relação das comunidades com seus Ministro/as prioriza, acima de tudo, a vocação. Uma Igreja de comunidades requer pessoas com dons e aptidões de liderança inseridas nas próprias comunidades e chamadas de forma planejada e intencional pelas comunidades para o estudo da teologia. O Ministério com Ordenação requer pessoas que tenham clareza interior desse chamado por Deus em seus corações – vocação interna –, e que tenham esse mesmo chamado atestado pelas comunidades que as enviaram e pelos centros de formação teológica pelos quais passaram – vocação externa.
Como nossa Igreja passa momentaneamente por um déficit de vocações para a teologia, a estratégia de as comunidades e suas lideranças desafiarem em nível local jovens aptos ao estudo da teologia precisa ser praticada novamente de forma mais planejada e intencional. Mas, mesmo lá onde encontramos jovens de nossas comunidades vocacionados e dispostos a estudar teologia, estes têm enfrentado um outro grande desafio nos últimos anos, que é o custeio do estudo da teologia. Pois a maioria deles são membros de nossas comunidades, vindos de famílias que não possuem a estrutura socioeconômica de investir no estudo e de sustentar seus filhos ao mesmo tempo.
Por muitos anos a Igreja abarcou esses custos integralmente para quem comprovava sua necessidade de apoio, investindo na nova geração de Ministras e Ministros. Mas nos últimos anos essa política mudou, e consiste em que créditos educativos são concedidos pela Igreja, até de modo bastante generoso, tendo, porém, que ser pagos após um tempo de carência ao final dos estudos. Jovens que passarem por todas as provas de ingresso e atuarem cinco anos na Igreja terão 50% de suas dívidas abatidas. O restante precisa ser pago de volta. Essa política tem ajudado, sim, mas também tem resultado em certa inibição de novas vocações, por gerar endividamento. Esse endividamento é tanto maior, quanto mais carente for a família. Na formação teológica tem-se percebido que a pergunta “e se algo der errado, fico com toda essa dívida para mim? ” Corrói, rouba alegria e energia do dia a dia dos estudos, e deixa pairar incerteza e insegurança em relação ao futuro.
Visando buscar alternativas viáveis diante desse atual “gargalo” da formação teológica, a FLT – Faculdade Luterana de Teologia criou no final de 2021 o Programa CONECTAR. É um Fundo de Apoio à Formação Teológica que visa conectar pessoas apoiadoras das nossas comunidades que desejam investir em formação de qualidade com estudantes da FLT que pretendem atuar futuramente na Igreja.
Esse programa, exclusivo para futuros Ministro/as da IECLB, propõe oportunizar uma formação a estudantes de comprovada necessidade socioeconômica a valores acessíveis a eles e suas famílias. Visa oferecer uma graduação presencial de qualidade, em período integral e com dedicação exclusiva aos estudos. A meta do Programa é a de viabilizar a concessão de até 75% de bolsa social de estudos a todo/as estudantes de teologia que querem ir para o Ministério com Ordenação da IECLB, a fundo perdido – valores que não precisam ser devolvidos mais tarde. Como a FLT é filantrópica, esse percentual chega a 100% para os mais necessitados.
O Programa quer servir de instrumento para cativar pessoas e remover obstáculos ao estudo da teologia, principalmente os de ordem financeira, que acabam desmotivando e não raro impedindo de encarar com confiança e tranquilidade o necessário investimento em um curso da teologia, fortalecendo atitudes de alegria, gratidão, reciprocidade e disposição ao trabalho no Reino de Deus entre eles.
O Programa CONECTAR foi implantado início de 2022. Desde então, tem sido feita uma campanha de divulgação junto a pessoas físicas, empresas, comunidades e paróquias, visando criar uma rede de apoiadores. A acolhida tem sido boa: há um número crescente de membros de nossas comunidades, de empresários com visão estratégica de Igreja, e também de comunidades destinando mensalmente valores ao Programa. Há comunidades que destinam uma ou duas de suas ofertas em nível “local” ao Programa. Esses auxílios já viabilizaram que, em 2022, 15 dos mais de 30 estudantes que pretendem ingressar no ministério tenham recebido bolsa social de estudo via Programa CONECTAR.
Mas o Programa ainda está longe de sua meta. Há muito trabalho pela frente para conseguir abarcar as mais de 30 pessoas que hoje estudam, e para abarcar, queira nosso bom Deus, um número ainda maior num futuro bem próximo. Para 2023, temos o desafio de ajudar mais entre 15 e 20 “calouros”.
Outras informações: https://flt.edu.br/programas-e-fundos-de-apoio-social/
CONTA para depósito no Banco do Brasil
Agência: 0674-2
Conta corrente: 66.319-0
Chave PIX: conectar@flt.edu.br
Em favor de União Cristã – Associação Social e Educacional (razão social da FLT)
CNPJ 73.794.810/0002-11
Ao apoiar essa iniciativa, você investe diretamente em pessoas que optaram por atuar em comunidades e no ministério ordenado da IECLB, que é uma atividade em que – diferente do mercado de trabalho secular, onde há diversas opções de empregabilidade e se luta por melhores salários, progressão na carreira e pela prática do empreendedorismo visando o lucro –, todo empenho está voltado ao serviço a Deus e ao próximo, e à dedicação abnegada de toda a vida ao ministério cristão; você contribui para que a palavra de Jesus se cumpra: “A seara é grande, mas poucos os trabalhadores; rogai, pois, ao Senhor da seara, que envie trabalhadores para sua seara” (Lc 10.2).