No sábado, 29 de fevereiro, começaram três turmas do Curso Revitalização de Comunidades no Sínodo Norte Catarinense, em Jaraguá do Sul, Joinville e Rio Negro. O Curso está voltado para a capacitação e qualificação de lideranças comunitárias, tanto de presbitérios como de outras áreas. A projeção era alcançar 120 lideranças. Contudo, há 177 pessoas estão participando. Vários ministros e várias ministras também estão envolvidos.
A realização do Curso Revitalização de Comunidades é a concretização da Meta Missionária 1, estabelecida no XXXI Concílio da Igreja: Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral, capacita as pessoas e aprofunda a fé para seu testemunho na Igreja e no mundo. Abrange as áreas da Educação Cristã Contínua, formação ministerial e o sacerdócio geral das pessoas batizadas e que creem em Cristo.
O Curso é coordenado pela Faculdade Luterana de Teologia de São Bento do Sul/SC. Ao total, são dez etapas, distribuídas em dez sábados. Nessa primeira etapa, em Rio Negro, o P. Dr. Paulo Butzke coordenou o tema “Igreja em constante reforma: tornar-se missional sem deixar de ser confessional”; em Joinville, o Prof. Dr. Claus Schwambach conduziu o tema “A Igreja e o desafio das transformações culturais da pós-modernidade”; e, em Jaraguá do Sul, o Secretário de Missão da Igreja, P. Dr. Pedro Puentes abordou o tema “Nossa comunidade precisa de revitalização? Sintomas e diagnósticos”.
Lideranças participantes da primeira etapa se manifestaram, dizendo com entusiasmo: “a linguagem do encontro foi muito acessível”; “não foi nenhum pouco cansativo”; “esse Curso vai mexer com nosso jeito de ser Igreja”; outra pessoa complementou “valeu a pena”.
Quem tem algum curso superior, ao final receberá Certificado de Pós-Graduação na modalidade de Capacitação. A quem não tem curso superior será concedido Certificado de Curso de Extensão.