“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13)
Esta palavra é o Lema do mês de maio e quero relacioná-la com as comemorações dos 30 Anos de nosso Jornal O Caminho. Essa palavra fortalece pessoas que tomaram como princípio a comunicação escrita. Pessoas que se expressavam com coragem, num contexto sócio político bastante diferente ao que conhecemos hoje. Os textos ainda eram datilografados cuidadosamente, em máquinas que já não fazem mais parte do nosso cotidiano. Era preciso ter cuidado naquele tempo, sobre o que escrever, pois não fazia muito tempo em que a censura ditava a comunicação. O espírito da tesoura ainda pairava na mente de muita gente.
Mas foi graças às pessoas confiantes, em palavras encorajadoras do evangelho, foram abrindo caminhos, na antiga Região Eclesiástica II, levando mensagem de esperança para muita gente. O Caminho torna-se um jornal dinâmico, levando informação das Comunidades para as Comunidades. Os temas abordados nem sempre foram e são da concordância de todos. As cartas e reações são importantes e são levados a sério pela equipe de elaboração d’O Caminho.
Com a mudança da estrutura da IECLB, de Regiões Eclesiásticas para uma Igreja Sinodal, O Caminho tornou-se um forte elo de informação sobre tudo entre o Sínodo Norte Catarinense e Sínodo Vale do Itajaí. Contudo, no Conselho de Redação, estão incluídas também pessoas do Sínodo Centro Sul Catarinense e Sinodo Paranapanema. O Conselho é uma grande equipe, formada por pessoas voluntárias. Pessoas apaixonadas por aquilo que fazem. Dispostos para abrir espaços novos e com novas pessoas. Pessoas que se sentem chamadas para comunicar.
Como membro da equipe do Conselho de Redação, rogo a Deus que sempre dê sabedoria e coragem aos que seguem pelo Caminho. Vejo este meio de comunicação como espaço profético e pastoral. Que possamos garantir nele sempre a livre expressão também em relação a temas de opinião diferenciada e polêmicos. Pois só assim, seguimos conversando pelo caminho, o que aprendemos a partir do evangelho que Jesus nos ensinou.