O que uma coisa tem a ver com a outra? Em princípio foi mera coincidência. Enquanto celebrávamos nas comunidades onde era possível, haviam outras, isoladas pelas águas dos rios que transbordavam. As chuvas que se precipitavam sobre a Região Norte Catarinense no sábado e domingo, 07 e 08 de junho, fizeram com que muitas famílias da Região tivessem que abandonar com urgência as suas casas.
Segundo informações da defesa civil, 42 municípios de Santa Catarina foram afetados pelas chuvas, a maioria deles já decretaram situação de Emergência ou de Calamidade Pública. No Sínodo Norte Catarinense, os municípios mais afetados em Santa Catarina foram: Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Corupá, Rio Negrinho, Mafra, Canoinhas, Porto União. Também no Paraná na área de abrangência do SNC, foram atingidos os municípios de Rio Negro, Campo do Tenente, Cruz Machado, União da Vitória, Colônia Amazonas, Porto Vitória entre outros.
Com a rápida intervenção da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e cooperação da comunidade foi possível evitar tragédia maior. Muita gente pode experimentar a solidariedade concreta; tanto no ajudar como no receber. Assim formamos uma grande corrente de solidariedade ecumênica e vidas em comunhão.