Estimadas irmãs, estimados irmãos
O tempo de Advento sugere movimento e esperteza, conforme a vontade de Deus. Neste particular, eu deixo no início da 2ª semana de Advento palavras de ânimo e de esperança: “exultai e erguei a vossa cabeça, porque a vossa redenção se aproxima” (Lucas 21.28b).
Para mim e para nós, como comunidade familiar, o tempo presente é de despedida formal da vida ministerial e de afastamento do cargo que, desde junho de 2002, ocupei; tempo esse, que se estenderá até o dia 31 de dezembro deste ano. Durante 42 ½ anos Deus consentiu trabalhar em sua seara .
Ainda, no decorrer do mês de dezembro, faremos a mudança. Ficaremos residindo, na cidade de Joinville, na Rua Francisca Klein Salfer, 58, bairro Iririu. Ainda não possuímos nosso número telefônico. Até, então, nos comunicaremos via e-mail: manfredo_siegle@hotmail.com – celular 91835751. As portas da nossa futura residência estão abertas. O regulamento da IECLB prevê aposentadoria compulsória. Sinto-me em boas condições físicas e emocionais, há bastante “gás”, para não parar. Coloco-me à disposição ao serviço comunitário, quando for solicitado.
Durante vários anos, pessoas vivenciando o seu sacerdócio, ao lado de ministros e ministras com ordenação se colocaram à disposição e cooperaram com os seus dons em várias Comissões, Conselhos, Grupos de Trabalho, bem como do Grupo Assessor, este em especial no meu 1º mandato, de 2002 a 2005.
O exercício ministerial, na qualidade de Pastor Sinodal, desenvolveu-se em várias equipes, algumas mais ágeis e dinâmicas, outras nem tanto. Penso que o Sínodo Norte Catarinense saiu ganhando. O eixo da unidade, em meio a uma pluralidade de formas de espiritualidade, de teologias e visão de Igreja, experimentou fortalecimento e equilíbrio. O Corpo Eclesial, na perspectiva sinodal, refletiu unidade, vida e espírito de cooperação.
Agradeço a todos e a todas que somaram, sugeriram, compartilharam idéias, propósitos, também com a necessária criticidade, sempre na dimensão do servir.
Na despedida, no domingo passado, em culto de gratidão e de investidura, na Igreja da Paz, Joinville, eu disse: “deixo para trás o mandato de 8 anos, com a sensação do dever cumprido e sigo adiante com alegria e gratidão.”
Um alegre e abençoado tempo de Advento/Natal, extensivo à/ao parceira/o e à toda a família.
Um forte abraço
Manfredo Siegle
Pastor Sinodal