Cuidado e zelo pela preservação da vida: essa é a tônica na retomada de atividades presenciais no Sínodo Norte Catarinense. A partir da orientação sinodal, cada Paróquia e Comunidade, em junho, está avaliando o retorno a atividades presenciais, especialmente os cultos. As orientações sinodais dizem: “Que se mantenha extremo cuidado e zelo em atividades presenciais que venham a ser desenvolvidas com observância de todas as normativas legais e orientações da Igreja”.
Cada local tem avaliado sua realidade. Em torno da metade das Paróquias do Sínodo, retomaram alguma atividade presencial, ao longo do mês de junho. Em conversa com Ministras e Ministros a respeito, percebe-se um profundo respeito por cada decisão. “Não se percebe pressão de um local sobre o outro em relação à retomada de cultos presenciais. Há valorização pela maturidade e responsabilidade por todas as lideranças locais”.
Uma opção criativa tem sido a celebração de cultos presenciais ao estilo drive-in – em contextos rurais, algo semelhante ao culto campal. Nos cultos drive-in, observando o distanciamento correto, as pessoas permanecem em seus carros no estacionamento de sua Comunidade. Dali participam do culto, a partir do altar montado na parte externa do templo. “O simples fato de estar no pátio da Igreja já exerce uma satisfação de comunhão espiritual indescritível. O sentimento de pertença à Comunidade é emocionante”.
É uma maneira de ser Igreja, ser Comunidade de Jesus Cristo, na nova realidade. O novo normal exige mudanças e adaptações. Com alegria, as Comunidades se adaptam e encontram formas criativas de se encontrar, celebrar e testemunhar.