No dia 01 de abril, Domingo de Ramos, ocorreu um culto diferente e muito especial na Comunidade São Lucas de Rio Bonito, Joinville. Depois de 132 anos de existência da Comunidade, a primeira Ordenação de um Pastor que cresceu no seio da própria Comunidade. O Pastor Cleiton Friedemann foi ordenado tendo como oficiante o Pastor Sinodal Inácio Lemke e os Assistentes Pastor Doutor Roger Marcel Wanke, da FLT e o Pastor local Nelson Sommer. Também estiveram presentes os Pastores Odemir Simon, de Rio Negrinho, Euclécio Schieck, de Garuva, Cristiano Ritzmann, de Jaraguá do Sul, os quais auxiliaram na Celebração do Culto. Também lembrando os presentes Sr. Eloi Witt, 2º Vice-Presidente do Conselho Sinodal, que trouxe uma palavra de estímulo e encorajamento e o Assessor de Comunicação, Nivaldo Klein, o qual registrou o momento de alegria.
A participação no culto estava muito boa. Houve a participação do Coral da Comunidade do Mildau e da Comunidade local, o Coral Misto e o Grupo Consagração. A Pregação ficou ao encargo do Pastor Sinodal que pregou sobre a Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Motivou os presentes a ser Igreja viva, que louva e serve ao Senhor, que segue a Confessionalidade Luterana. No Final do culto Pastor Cleiton manifestou sua alegria e gratidão a Deus, pela Comunidade, grupos e demais pessoas que oraram e lhe ajudaram na caminhada.
Pastor Cleiton é casado com Esther Kohlschen e formou-se Bacharel em Teologia pela FLT. Fez seu estágio na Paróquia de Barreiros, Sínodo Centro Sul Catarinense e seu PPHM na Paróquia de Rondonópolis, no Sínodo Mato Grosso. Foi enviado pela Igreja para atuar na Paróquia de Feliz, no Sínodo Nordeste Gaúcho.
Após o culto a Comunidade ofereceu um momento de comunhão e confraternização, onde foi servido comes e bebes.