Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Onde encontrar forças diante das dificuldades?

16/03/2016

“Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4.13

O que tira tua alegria de viver? Teu sono? Deixa-te angustiado? Com certeza as respostas são muitas. Mas provavelmente as dificuldades encontradas na vida estariam entre elas. Sim, como seres humanos, não estamos inumes às intempéries da vida.

Onde encontrar forças quando há discórdia na família, familiares doentes, quando estamos doentes, quando perdemos entes queridos, quando nos encontramos em dificuldades financeiras? Onde encontrar forças para continuar lutando diante das injustiças, do preconceito, do egoísmo?

O apóstolo Paulo nos dá uma direção quando, em Filipenses 4.13, afirma: “Tudo posso naquele que me fortalece.” Paulo estava preso quando escreveu essas palavras. O apóstolo havia recebido notícias de que havia sérias dificuldades entre os cristãos de Filipos e estava muito preocupado com as falsas doutrinas que alguns estavam ensinando por lá. Ao mesmo tempo, ele havia recebido ajuda dos cristãos de Filipos e escreve a carta não somente para tratar dos sérios problemas da igreja como também para agradecer aos filipenses por tudo o que tinham feito em seu favor.

A carta mostra o grande amor que Paulo tinha pelos filipenses e fala da confiança, alegria, união e firmeza que devem ser marcas dos seguidores de Jesus Cristo.

Paulo passou por inúmeras dificuldades, mas mesmo assim encontrou forças para continuar lutando e testemunhando a Jesus Cristo. Diante do testemunho do apóstolo, percebemos que ele encontrou forças para as dificuldades no apoio da comunidade e na força de vida que Deus nos dá.
A comunidade de Filipos enviou auxilio ao apóstolo Paulo e ele se sente profundamente grato por isso. Também nós podemos experimentar isso em nossas comunidades. A comunidade de fé é lugar de apoio, de partilha, de dividir as cargas; é lugar onde podemos ouvir a dor de outras pessoas, onde também ouvidos atentos nos escutam e nos animam, de oração. Onde encontramos pessoas que nos carregam em nossa fragilidade, onde podemos oferecer o nosso ombro para alguém que derrama suas lágrimas. Onde podemos dividir nossas alegrias e nos alegrar com os outros. A força que Cristo nos dá tem rosto, mãos, pernas e braços na comunidade de fé.

Precisamos ser realistas. A exemplo da comunidade de Filipos, nossas comunidades também têm discórdias, desentendimentos, interesses pessoais, murmurações e dificuldades de cunhos diversos. No entanto, elas não podem abafar a voz da comunhão verdadeira, do amor, da alegria e do espírito de solidariedade que nelas existem. Elas não podem abafar a força que Cristo nos dá por meio da comunidade de fé. Isso em pequenas e grandes comunidades e, de maneira muito especial, nos pequenos grupos de comunhão nelas existentes.

Assim como encontramos forças na vivência da comunidade, assim Deus também nos dá força interior que nos faz reerguer e refazer nossas vidas. Deus é o criador e mantenedor de todas as coisas. Nele podemos nos abrigar, descansar e renovar as forças. Na comunhão com Deus encontramos discernimento. Há situações na vida que não podemos mudar, é necessário então aceitar e encontrar outro sentido para elas. Há, no entanto, situações que necessitam de mudanças. Em Cristo, encontramos força, discernimento e sabedoria para trabalharmos para que elas aconteçam.

O apóstolo Paulo passou por inúmeras privações e dificuldades, mas elas não o derrubaram, pois ele se sabia amparado por Jesus Cristo. Temos um Deus que é bem maior que as nossas dificuldades, Ele está olhando por nós e nos dará forças, nos sustentará e nos reerguerá.

Finalizo com esta bela oração de Marion Heide-Münnich: “Deus misericordioso, aos fracos concedes vigor e coragem. Consolas os enlutados. Ouve os pedidos de todos que, pelos desafios diários, sentem-se abatidos, que perderam o rumo da própria vida e correm o risco de entrar em desespero. Pedimos-te por nós todos para que, em nossa fraqueza, tua presença e graça nos enlacem.”
 


Autor(a): Eli Elisia Deifeld
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37183

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br