Temos percebido, nos últimos tempos, uma baixa-estima do povo luterano diante do crescimento do mercado religioso. Temos, porém, muito de que nos orgulhar..
Orgulhamo-nos, sim, de pertencer à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), uma igreja que fundamenta todo o seu ser a agir na graça de Deus que nos foi dada pela obra de Jesus Cristo e, por isso, inegociável.
Essa graça preciosa nos foi presenteada no batismo. Temos certeza, e por isso nosso orgulho, de que tudo o que somos e o que temos pertence ao Senhor da vida e da morte. Somos, portanto, templo, somos casa que o Espírito Santo veio habitar. Essa ação não é nossa, mas foi Deus quem agiu vindo até nós, nos presenteando uma vida grudada em Cristo. Nada, nada mesmo, nem nossa consciência, nem nossos medos, nem os poderes da terra e do céu, nem nenhuma igreja ou pseudopastores podem tirar de nós essa certeza: pertencemos a Deus, fomos chamados pelo nosso nome num ato individual para dentro de uma comunidade. Somos dele e ponto.
Lutero costumava afirmar que o diabo não consegue agüentar que ele já perdeu a batalha de antemão, pois se ele quiser nos deixar em dúvida sobre algo terá de se ver com Cristo, pois foi Ele que nos escolheu/acolheu e nos batizou!
Vivemos num mundo, entretanto, em que o pecado ainda tem a palavra. Reconhecemos nossa dificuldade de responder a nosso batismo. Para nos fortalecer na fé com a qual fomos agraciados, entretanto, Deus nos deixou ainda sua palavra e o sacramento da Santa Ceia. Palavra esta que é acontecimento e nos convoca a uma vida de amor, transformando nosso isolamento em comunhão. Nossa certeza - e é por isso que ela é firme - vem de fora de nós: não nos bastamos a nós mesmos, dependemos de Deus!
Caros luteranos, caras luteranas: temos falhas e delas não podemos nos orgulhar; sobre muitas coisas não há certeza. Porém, de que Deus está conosco e de que seu Espírito Santo sopra em todas as nossas comunidades e nos auxilia a ser Igreja de Jesus Cristo neste imenso País, disso temos plena certeza. Por isso, levantemos nossas vozes e não tenhamos vergonha de nos orgulhar do fato de pertencermos a essa igreja chamada IECLB!
Leandro Hofstaetter
pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
na Paróquia dos Apóstolos em Joinville
Jornal A Notícia - 23/09/2005