Centro de referência em saúde, o Hospital Dona Helena, de Joinville, completa 105 anos de fundação neste dia 12 de novembro. Idealizado por um grupo de senhoras evangélicas, iniciativa da pioneira Helena Trinks Lepper, que deu nome à instituição, nasce, em 1916, como ancionato e jardim de infância, logo se tornando hospital.
Nos últimos anos, o Dona Helena vem ampliando seu leque de serviços e fortalecendo a atuação em novas especialidades. Em 2020, já no contexto do enfrentamento à pandemia, consolidou o Onco Center, serviço de oncologia disponível em seu Centro Clínico. Também criou ambulatórios de otorrinolaringologia, cabeça e pescoço e fisiatria – este dedicado a tratar de sequelas da Covid-19.
Com acreditação internacional por uma das mais rigorosas certificadoras do mundo, a Joint Comission International (JCI), o Dona Helena é destaque em qualidade de atendimento, índice NPS de 70%, e se consagrou como “Instituição da Década” no Prêmio Excelência da Saúde 2020, do Grupo Mídia, pelo conjunto de sua história e relevância para a saúde brasileira. Também é um dos quatro hospitais catarinenses que figuraram entre os 100 melhores do Brasil, de acordo com a pesquisa internacional “Words Best Hospitals 2021”, realizada pela revista norte-americana Newsweek.