Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Mesa redonda

Artigo

01/11/2009


Há poucos dias, participei de Mesa Redonda promovida pelo Departamento de FiIosofia da Faculdade São Luiz, na cidade de Brusque (SC). O tema: Desafios e Contribuições das Religiões para a Paz. Constituíram a Mesa um teólogo católico, um representante do islã e este pastor sinodal da IECLB.

A atualidade e a relevância do tema paz são notórias. Os esforços voltados à superação da violência não se detêm no ecumenismo entre pessoas cristãs. A preocupação se estende para além do mundo das religiões.

O teólogo católico Hans Küng propôs investimento forte em favor de uma nova atitude ética mundial, defendendo o “ethos mundial”. A história do cristianismo nem sempre tem refletido ações ousadas e decididas para com a cultura da paz e para a educação voltada para a paz. Em muitas situações, o cristianismo permitiu que líderes poderosos se apoderassem do Evangelho. Em consequência, a construção da paz deixou de acontecer neste mundo enfurecido.

Parafraseando Rubem Alves, teólogo brasileiro, professor e escritor: “quando a esperança, ou melhor, quando a paz acaba, chega a morte”.

O Evangelho cristão é Boa Notícia da paz. Desde os primórdios, a sua divulgação aconteceu num mundo violento. O apóstolo Paulo identifica a comunidade eclesial como sendo aquela que provou os primeiros frutos do Espírito, promotor da vida e paz (Romanos 8,6). Anunciou que a paz é um dos frutos do Espírito Santo de Deus.

O Príncipe da Paz, Jesus Cristo, inaugurou novas relações, de igual para igual. Ele resgata nos humanos a vocação de ser “imagem de Deus”. O mundo novo será habitado por pessoas revestidas de “ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão”. O tema da paz perpassa a vida de fé como um fio vermelho. Identifica o compromisso da fé e a Missão como sendo frutos do Evangelho. A primazia do amor de Deus fundamenta a vocação à paz e dá sentido à construção da cultura da paz em meio ao mundo dividido!

Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Jornal O Caminho - 11/2009

 


Autor(a): Manfredo Siegle
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7647

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br