Lideranças dos quatro Sínodos da antiga Região Eclesiástica II se encontraram no dia 27 de julho, na Casa de Itajuba, Barra Velha/SC. Na sala de reuniões à beira-mar, as Diretorias Sinodais dos Sínodos Centro-Sul Catarinense, Vale do Itajaí, Paranapanema e Norte Catarinense se deram a conhecer mutuamente. Embora haja uma história do passado em comum, atualmente, a realidade é diferente, as lideranças são outras, mas a necessidade da boa presença da Igreja permanece.
A partir da parábola do bom samaritano, o Pastor Sinodal Claudir Burmann motivou para a ação. Lembrou que “o ‘bom samaritano’ pagou a conta da cura e da salvação com sua morte na cruz e diz ‘se houver algo mais a acertar, quando eu voltar, pagarei’”. Palavras que inquietam e indicam para prática do amor e da misericórdia.
Após, cada Sínodo expôs sua situação e propostas que estão em discussão e andamento. Um ponto em comum é a promoção da “revitalização das Comunidades” com a oferta de capacitações nessa direção em 2020. Questões administrativas igualmente foram abordadas, na busca por aprendizado mútuo e racionalização de procedimentos.
Essa proposta foi articulada pelos Pastores Sinodais dos Sínodos envolvidos. Estiveram presentes os Pastores Sinodais Joel Schlemper, Guilherme Lieven, Odair Braun, Claudir Burmann e o Pastor Vice-Sinodal Cristiano Ritzmann. Em novembro de 2019, outro encontro foi programado, além da projeção de encontros em 2020.