No dia 1º de março, no Culto da Comunidade Ilha da Figueira, Paróquia Apóstolo João, em Jaraguá do Sul, aconteceu o lançamento oficial do Jejum Diaconal. O Jejum Diaconal é promovido a cada ano pelo Conselho de Diaconia do Sínodo Norte Catarinense. O objetivo é levar as pessoas, a partir de sua fé em Cristo, se abster de algo. A partir de sua fé, as pessoas são desafiadas a atos de misericórdia.
No Culto, o Pastor Sinodal Claudir Burmann mencionou que o Jejum não pode ser entendido como um ato de mortificação do corpo ou de autossantificação pessoal. Referindo-se à palavra de Isaías 58, apontou para o verdadeiro sentido do Jejum. O Evangelho do dia, Mateus 4, igualmente teve como pano de fundo o Jejum de Jesus durante quarenta dias no deserto. O conjunto da liturgia foi coordenado pelo Diácono Jaime Ruthmann e pela Pastora Pamela Milbratz.
Esteve presente ao Culto, o Presidente do Instituto Luterano Campos Verdejantes, Sr. Armin Koenig, além de outros representantes. Apresentaram detalhes do Instituto e motivaram para a dedicação da oferta para a continuidade da construção. O grupo coordenador dedica seus dons, talentos e tempo de forma voluntária a essa ação.
O convite é para que pessoas ou grupos comunitários, durante o período da Quaresma, se abstenham de algo que gostem e doem esse recurso não gasto para o Instituto Luterano Campos Verdejantes. Em cada templo e em cada grupo de atividade, pode ter uma caixinha para recolher essas ofertas do Jejum Diaconal.