Jejum Diaconal
No Natal celebramos a profunda paixão do Criador por sua Criação. Ele se faz gente e encarna em meio a uma humanidade machucada. Deus opta por sua gente, para assim também nos conduzir para uma nova vida. O Ano Litúrgico segue, chega a Quaresma com seu tempo meditativo; a Sexta-feira da Paixão que nos confronta com a imagem de um Cristo crucificado, nos interrogando sobre nossas opções de vida e fé, para, em seguida, sermos desafiados, desafiadas no Domingo de Páscoa, à uma esperança radical: a Ressurreição. Para Martin Luther isso não é só uma esperança mas „Isto é certamente verdade”.
A Quaresma, um tempo de sete semanas, como sugere o monge Anselmo Grün, pode ser „um tempo de treinamento da liberdade interior que pode ser aplicado para o comer e para o beber, quando conscientemente renunciamos ao álcool ou à carne. Isto pode se relacionar com e como lidamos com o tempo ou com a nossa agenda de compromissos“. Podemos, dar uma olhada sincera em nossa agenda e ver onde poderíamos riscar algumas coisas que nos sobrecarregam, sem necessidade, e substituir por outras atividades e ações que tragam mais sentido para nossa vida. É também um tempo conhecido pelos jejuns, quando a pessoa abstém-se durante Sete Semanas de algo. É uma experiência de desapego que nos ensina que é possível viver sem aquilo que, à princípio, nos é muito precioso, em favor de uma contemplação em busca de maior ligação com Deus.
Para 2016 queremos convidar quem já tem o hábito de jejuar, e desafiar a quem ainda não o tem, de fazer a experiência de abster-se por sete semanas de algo. O convite é que possamos fazer isso sentindo-nos em comunhão com irmãos e irmãs. Celebrando e refletindo sobre o jejum e nos apoiando. Em comunhão iremos nos fortalecer e crescer espiritualmente, nos sentindo conectados e conectadas com quem está na mesma caminhada.
O convite é para que as SETE SEMANAS SEM, sejam transformadas em um Jejum Diaconal. Explico: o valor correspondente ao que você irá economizar, não comprando, não comendo ou não bebendo aquilo do qual está se abstendo será doado para o Instituto Luterano Campos Verdejantes. O Departamento Sinodal de Diaconia do Sínodo Norte Catarinense está propondo esse desafio para as comunidades, paróquias, setores de trabalho em parceria com os Núcleos Jaraguá do Sul e Joinville.
Os folders que foram produzidos para este fim, podem ser entregues para as pessoas que gostaríamos de convidar para jejuar junto conosco. Os grupos podem se organizar e decidir o dia da semana e hora que gostariam de se encontrar, e isso, com a presença de uma ministra, ministro ou com o coordenador ou coordenadora do grupo.
Um vídeo do Instituto Luterano Campos Verdejantes está sendo produzido, para que seja apresentado às pessoas que estarão jejuando em favor desta instituição. O vídeo estará à disposição no Portal Luteranos. E ele poderá ser divulgado no Facebook, WhatsApp, E-mails, etc.
O Jejum Diaconal inicia no dia 10 de fevereiro de 2016 e pode ser encerrado na semana da Paixão ou após a mesma em culto, e gazofilácio próprio, pode ser um cestinho ou algo do gênero com o adesivo do Campos Verdejantes.
A Celebração de entrega dos valores arrecadados durante o Jejum Diaconal foi marcada para acontecer o dia 05 de abril de 2016, às 15horas. Onde? No terreno do Campos Verdejantes, em Campo Alegre, SC. Convidamos duas ou mais pessoas de cada Paróquia ou setor de trabalho que participem da celebração junto conosco. Dar visibilidade às ações diaconais da nossa IECLB é uma das motivações deste culto campal. Mas, também dar a conhecer o espaço, no qual, a casa que abrigará pessoas com deficiência será construída e fazer a entrega oficial dos R$s arrecadados à diretoria.
Leia também:
Jejum Diaconal em 2016 - Convite
Jejum Diaconal em 2016 - Motivacional
Jejum Diaconal em 2016 - Meditação