O bom acolhimento faz grande diferença para que o ser humano se sinta bem-vindo. Vimos e experimentamos isso no “19° Seminário Sinodal sobre Deficiência e Inclusão” promovido em parceria com o Programa Diaconia Inclusão da Secretaria Geral da IECLB e do Sínodo Norte Catarinense que aconteceu no dia 14 de agosto de 2010 em Schroeder (SC).
Os participantes eram oriundos de muitas Paróquias do Sínodo Norte Catarinense. Eles tiveram o privilégio de absorver muito do conhecimento que a Psicopedagoga Iliane Roeder Reineher, assessora do evento, ensinou. Posso dizer que os presentes cresceram como indivíduos, enquanto iam absorvendo os conteúdos sobre as “diferenças entre síndromes”; os “transtornos”; as “doenças físicas, mentais e degenerativas”.
Foi interessante entender que “integrar não é o mesmo que incluir”. A “inclusão” acontece quando a pessoa com deficiência tem a sua acessibilidade assegurada. - Em muitas das nossas Comunidades e Paróquias (IECLB) ainda existe a inacessibilidade para os cadeirantes; para as pessoas idosas e ou com dificuldade motora - frisou Iliane. - Os banheiros dos nossos centros comunitários e templos precisam ser adaptados às pessoas com deficiência, para que elas possam circular sem constrangimentos - recomendou. É muito desagradável para uma pessoa que se locomove em cadeira de rodas ser carregada para dentro do templo só porque as escadas impedem de ir e vir. Garantir o acesso a todas as pessoas é uma das tarefas das lideranças da Igreja Cristã.
Os participantes do Seminário saíram motivados para serem agentes de mudanças lá onde vivem. Mudanças estas que favorecem as “Pessoas com Deficiência” e as demais que possuem dificuldades motoras, e isso, no seu trabalho, na Igreja e na sociedade.
Nós todos chegamos à conclusão que muitas mudanças precisam acontecer no seio das nossas residências; da nossa Igreja e da nossa Sociedade. Continuar conscientizando – esse foi o incentivo que o Seminário proporcionou aos participantes. E Jesus, o nosso grande Mestre, nos ensina a incluir sem distinção, todas as pessoas. Inclua você também. Faça a sua parte...
Diác. Valmi Ione Becker Departamento da Pessoa com Deficiência do SNC