O gosto pelas bonecas de coleção nasceu na cidade de Neustadt bei Coburg. Estávamos participando do intercâmbio da IECLB com a EKD. Fomos parar nesta cidade considerada a Capital das Bonecas da Baviera.
Nesta região de Coburg esteve o Reformador Martin Luther. Enquanto que Felipe Melanchton estava lendo e debatendo em Augsburg a Confissão de Augsburg, Martin Luther estava alojado na Veste Coburg, o castelo da cidade.
Martin Luther visitou os arredores de Coburg, pregando nas diversas igrejas da região. Assim pregou também na igreja Sankt Georg na 6ª Feira Santa de 1530. Nesta igreja e neste púlpito eu pregava regularmente.
Enquanto eu estava ocupado com os trabalhos na paróquia, minha esposa Sônia iniciou uma coleção de bonecas. Ainda mais que Neustadt bei Coburg é a terra natal da antecessora da boneca Barbie, a boneca mais vendida no mundo, que se chamava Lilly.
Em comemoração aos 500 anos da Reforma, Sônia expõe parte do seu acervo de bonecas numa exposição educativa.
No início são lembrados acontecimentos da Reforma: a tradução da Bíblia com a mostra de algumas Bíblias antigas, o histórico em torno da Confissão de Augsburgo, um veleiro que trouxe os imigrantes alemães ao Brasil, suas dificuldades iniciais, superando-as e chegando aos dias atuais.
Segue a história da evolução da boneca desde 1600, passando pelas diversas fases de sua confecção.
A história da boneca Barbie é contada com muitos detalhes, mostrando a réplica da primeira Barbie, de 1959. Além disto, é apresentada a história de Friedrich Froebel, o pai do KINDERGARTEN.
Muitas outras bonecas são mostradas - todas colecionadas na cidade de Neustadt bei Coburg.
Outros cenários: o corcunda de Notre Dame, a Sissi, a Gänse Priesel, casal que passeia, os Oktoberfesteiros e uma obra que mostra como crianças na 4ª série escolar na Alemanha, fazem o passe para ser ciclistas. Encerra-se a mostra com um hotel fazenda.